01.08.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 – Rebeca Andrade do Brasil conquista o ouro na final por aparelho - Ariake Gymnastics Centre - Foto: Míriam Jeske/COB
A campeã olímpica Rebeca Andrade sobrou no primeiro dia do Mundial de Ginástica Artística na cidade de Kitakyushu (Japão) ao se classificar para as finais do salto, paralelas assimétricas e trave.
É a primeira vez na história que uma brasileira assegura presença em três finais em um Mundial.
E Rebeca foi além: dos três aparelhos em que competiu, obteve a nota mais alta em dois deles: nos salto (14,800) e nas paralelas (15,100). A competição ocorre três meses após a paulista conquistar o ouro no salto e a prata no individual geral nos Jogos de Tóquio.
“Eu até comentei com o Chico [o treinador Francisco Porath] que o meu sonho era tirar 15. Era o nosso sonho. Treinei muito e consegui”, disse a ginasta sobre sua performance nas paralelas, em depoimento à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
A primeira apresentação da noite foi no salto, no qual Rebeca faturou o ouro olímpico em Tóquio. A paulista superou todas as expectativas ao alcançar nota 14,800, deixando para trás a holandesa Elisabeth Geurts (14,350) segunda colocada, e a italiana Asia D’Amato (13,816).
“Consegui me adaptar, sentir o meu corpo. Saltei bem tranquila, com consciência. Na final, preciso estar tão concentrada como estive hoje”, revelou a ginasta.
Na trave, a brasileira se desequilibrou três vezes, mas mesmo assim avançou à final na oitava posição (13,400). As finais serão disputadas a partir das das 4h45 (horário de Brasília) do próximo sábado (23), com chances reais de a paulista de Guarulhos subir ao pódio duas vezes, feito inédito para ginástica artística do país.
“Se vier, vai ser incrível. Vou ficar muito feliz de colocar o meu nome na história mais uma vez”, afirmou Rebeca.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Miriam Jeske/ COB
O governo federal está avaliando uma proposta que pode transformar o sistema de distribuição do…
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou…
Moradores do lado oeste de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, ainda esperam as…
Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 9 de maio…
91 trabalhadores submetidos a condições semelhantes à escravidão foram resgatados no interior da Bahia entre…