A Prefeitura de Sorocaba realizou na manhã deste sábado (23), em Sorocaba, várias ação para marcar o o Dia “D” de prevenção à Dengue”, Ao longo do período foram realizadas várias atividades educativas, em 15 pontos da cidade, sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir as doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde coordenou a iniciativa, que mobilizou cerca de 200 colaboradores municipais, por meio da realização de blitze de conscientização, das 9h às 12h.
Paralelamente, houve o trabalho chamado de “arrastão” nos bairros Parque São Bento, Jardim Guaíba e Parque das Laranjeiras, até as 13h, que resultou no recolhimento de 7,6 toneladas de recipientes e inservíveis, possíveis criadouros do mosquito, em domicílios e áreas verdes.
O ponto principal da ação foi a Praça Coronel Fernando Prestes, onde tendas foram montadas e o público pôde verificar como identificar os principais pontos potenciais criadouros do mosquito dentro de suas residências, bem como ver de perto a larva do Aedes.
Exames para a detecção da Aids e Sífilis também foram ofertados gratuitamente. Assim como os da Covid-19, sendo que todas as 119 pessoas testadas tiveram resultado negativo.
Além da praça central, ainda nessa região da cidade, equipes atuaram em outros nove pontos, realizando abordagens de conscientização da população: Barão do Rio Branco/Boulevard Braguinha, Calçadão da Rua Coronel Benedito Pires, Barão do Rio Branco/Rua Álvaro Soares, Rua Miranda de Azevedo/Rua Sete de Setembro, Praça da Bandeira, Praça Nove de Julho, Praça Lions, Terminal Santo Antônio e Terminal São Paulo.
Da mesma forma, as equipes, munidas com faixas, bandeiras e folhetos explicativos, marcaram presença em mais cinco pontos da cidade: Av. Antonio Carlos Comitre/Av. Washington Luís, Av. Edward Fru-Fru/Rua Atanazio Soares, Av. Itavuvu/Av. Ipanema, Av. Nogueira Padilha/Rua Santa Maria e Av. Armando Pannunzio/Av. Salvador Milego.
Neste ano, a Secretaria da Saúde registrou 1.221 casos de dengue e nove de chikungunya. Não houve ocorrências de zika ou febre amarela em 2021 no município.
Desde junho, a pasta mantém três equipes em caminhões fazendo o recolhimento de inservíveis nos bairros. De lá para cá, em média, por dia, de uma a duas toneladas de materiais são removidos em cada caminhão.
Sobre as medidas preventivas a serem adotadas, uma das principais atividades realizadas é o bloqueio de casos positivos, ou suspeitos, em que as equipes de agentes da Divisão de Zoonoses realizam visitas nos imóveis ao redor.
O objetivo é bloquear a transmissão, por meio da redução da infestação do vetor, remoção ou tratamento de possíveis criadouros, orientação da população sobre sinais e sintomas das doenças e formas de prevenção e, ainda, buscar identificar novos casos das doenças.
Ação complementar à atividade de bloqueio, se constatado caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada, é a aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”, para diminuir a infestação de mosquitos possivelmente infectados.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba)
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…