Nos primeiros oito meses deste ano, Sorocaba registrou um crescimento de 138,56% no número de vagas de empregos, na comparação com o mesmo período de 2020.
Em números inteiros, de janeiro a agosto deste ano, foram feitas 70.354 admissões, ante 59.325 desligamentos.
Isso corresponde ao saldo positivo de 11.029 postos de trabalho criados na cidade.
No mesmo período de 2020, foram gerados 46.704 empregos, ante 53.258 desligamentos, resultando num fechamento negativo de 6.554 vagas.
Esses dados foram divulgados pelo Caged, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, vinculado ao Ministério da Economia.
Em entrevista nesta semana no Jornal da Cruzeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, afirmou que o resultado desses bons números para Sorocaba é fruto do clima de otimismo e confiança do empresariado, além de investimentos realizados na cidade.
Segundo ele, os setores da indústria, comércio e serviços vêm alavancando a economia de Sorocaba mês a mês.
E isso não é por acaso, pois, conforme pesquisas econômicas divulgadas, Sorocaba é reconhecida internacionalmente como um município indicado para investimentos.
Contudo, o secretário fez uma observação, destacando a necessidade de qualificaçao das pessoas.
Conforme Coivo, as vagas estão surgindo, mas é preciso estar devidamente qualificado.
E, para isso, a Prefeitura de Sorocaba mantém uma rede ativa para recolocação profissional dos trabalhadores.
Atualmente, a Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios) traz diversas opções de cursos gratuitos e profissionalizantes para quem está interessado em voltar ao mercado ou, até mesmo, de melhorar o currículo e tornar-se mais competitivo.
Além disso, o governo municipal faz uma gestão detalhada das vagas de emprego disponibilizadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
Aliás, uma boa notícia, dada em primeira mão na Cruzeiro FM pelo secretário, é a de que a prefeitura vai municipalizar o PAT.
Essa informação chegou ao legislativo sorocabano de maneira positiva.
Entrevistado pelo jornalista André Fazano, o vereador Péricles Régis, do MDB, que defende a municipalização desse serviços desde 2017, comemorou a notícia.
Segundo ele, o PAT é um importante canal para a empregabilidade.
Com a municipalização desse serviço, a cidade passa a receber, diretamente, recursos do governo federal para serem aplicados nessa iniciativa.
Apesar de a taxa de desemprego ainda estar alta, em especial, no Brasil, o cenário em Sorocaba é outro.
O quadro Contrata-se da Cruzeiro FM, em que a jornalista Cibelle Freitas traz as principais vagas de emprego disponíveis para o cidadão sorocabano, é um exemplo da atual condição do mercado local.
Nesta semana, ouvintes relataram que as vagas apresentadas estão sendo ocupadas por parentes após ouvirem o quadro.
Além disso, não faltam notícias de empresas que estão chegando à cidade e estimulando o crescimento do mercado.
Em sua participação semanal no Jornal da Cruzeiro, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, afirmou que ações de empreendedorismo e mutirões de emprego vão ser feitos mensalmente.
Paralelamente a isso, cursos profissionalizantes começam a ser disponibilizados pela prefeitura com diversas parcerias, como a feita com o Sebrae para criar um programa de qualificação empreendedora no município.
Apesar da pandemia de Covid-19, Sorocaba vem conseguindo se destacar no segmento empresarial.
O período é bom para quem quer se qualificar e, para isso, conta com as ações do governo municipal.
Portanto, o cidadão deve continuar cobrando a administração pública para que mantenha os programas de qualificação, mutirões e ações de recolocação no mercado de trabalho para que o trem da retomada econômica na cidade continue nos trilhos.
A Cruzeiro FM segue num desses vagões – o da cobrança – e vai continuar cobrando o governo também para que essas boas ações continuem beneficiando o sorocabano.
Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…