O número de furtos de hidrômetros residenciais em Sorocaba cresceu substancialmente neste ano em Sorocaba.
De janeiro a outubro de 2021, foram 306 ocorrências contra as 147 registradas no ano passado. Na comparação com 2020, a quantidade de medidores de água furtados é 108% maior.
O delegado do 8°DP, Acácio Aparecido Leite, cuja área de atuação é a Zona Norte da cidade, afirma que muitas ocorrências deste tipo foram registradas principalmente em bairros com muitas construções de imóveis.
Nestes locais, nem sempre há portões fechando as obras e com isso, os ladrões conseguem fácil acesso ao equipamento.
O titular do Distrito Policial explica que o hidrômetro é constituído de ferro e cobre, material que é vendido em ferros-velhos pelos autores dos furtos.
O delegado pede que os moradores registrem a ocorrência para que a Polícia Militar direcione seu patrulhamento e a Polícia Civil tenha dados para a investigação.
Além disso, o Dr. Acácio afirma que precisa haver uma mudança na lei municipal que rege o funcionamento dos ferros-velhos, porque estabelecimentos flagrados com peças furtadas são autuados pela fiscalização, mas não podem ser fechados e com isso continuam funcionando.
Posição da Prefeitura de Sorocaba
Durante entrevista nesta quarta-feira (3), ao Jornal da Cruzeiro, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse que a administração municipal já sabe que boa parte dos furtos dos hidrômetros é feita por usuários de drogas.
Manga explicou como a prefeitura tem feito o trabalho para acompanhar os dependentes químicos que vagam pela cidade.
Ele ainda citou que a segurança será reforçada na cidade por meio da Operação Delegada, com o trabalho de policiais militares durante horário de folga, e a implantação de um sistema de videmonitoramento com reconhecimento facial, em várias vias da cidade.
O prefeito destacou que vai discutir, com as forças de segurança da cidade, o aumento da fiscalização contra os furtos de hidrômetros.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…