O presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal, em Brasília, na noite desta quarta-feira (3). O chefe do Executivo foi ouvido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo tribunal Federal), no âmbito do inquérito que investiga se ele interferiu na corporação.
O presidente respondeu todas as perguntas feitas pela PF. Ele disse que indicou pessoalmente, ao ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, o nome de Alexandre Ramagem para diretor-geral da corporação.
No depoimento, Bolsonaro negou qualquer ingerência na PF, mas confirmou que em meados de 2019 solicitou ao ex-ministro Sérgio Moro a troca do diretor Geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, “em razão da falta de interlocução que havia entre o Presidente da República e o Diretor da Polícia Federal”.
Segundo ele, não havia qualquer insatisfação ou falta de confiança com o trabalho realizado por Valeixo.
Na denúncia sobre o caso, Moro citou uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto, em 22 de abril do ano passado. Na ocasião, o que teria chamado a atenção de Moro teria sido a afirmação “vou interferir”, dita pelo presidente. No depoimento, Bolsonaro alegou que em nenhum momento citou interferência nos trabalhos de investigação.
Sobre a frase, o chefe do Executivo disse que estava tratando da sua segurança pessoal e de sua família. O teor da oitiva está com o ministro Alexandre de Moraes. A partir de agora, Moraes pode tomar as decisões finais sobre o caso. O depoimento do presidente era a última diligência prevista.
Questionado sobre declarações sobre possível interferência na PF do Rio de Janeiro, Bolsonaro disse que tinha preocupações com a integridade de sua família, especialmente com o filho Carlos Bolsonaro, que é vereador no estado.
O chefe do Executivo afirmou ainda que sugeriu a Moro a troca de superintendente no Rio, pois avaliava que, “talvez”, o delegado Ricardo Saad não teria autonomia suficiente para tomar decisões necessárias. Bolsonaro disse que considera o Rio um estado complicado, que necessitava de maior atenção.
Com informações do Portal R7
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…