Jornalismo

Procon Sorocaba orienta consumidor para compras na Black Friday

Antecipando-se à data, o Procon Municipal de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura, orienta  os consumidores para as compras durante a edição brasileira da Black Friday (Sexta-Feira Negra), programada para ocorrer no dia 26 de novembro. Isso porque muitas propagandas e liquidações já estão sendo anunciadas por comerciantes para o evento varejista, principalmente, na internet, e o consumidor deve ficar atento às orientações para evitar qualquer tipo de problema.

A Black Friday ficou famosa no mundo todo, pelas grandes promoções de produtos e serviços ofertadas na sexta-feira que acontece, imediatamente, o feriado norte-americano de Ação de Graças. No período, ocorre um aumento expressivo no volume de transações de compras e vendas e, consequentemente, cresce também o número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado.

“Isso porque, com a aproximação da data, cresce também a expectativa dos consumidores interessados em aproveitar a redução dos preços de produtos e serviços. Por isso, o Procon aconselha a população a redobrar a atenção para não ser vítima de fraudes ou propagandas enganosas, o que pode acarretar em sérios prejuízos”, explica a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Dentre as principais reclamações recebidas pelo Procon Sorocaba estão o aumento do preço de produtos na semana que antecede a Black Friday, para “simular” um desconto nas datas seguintes, bem como de propaganda enganosa sobre produtos fora da especificação anunciada e quanto ao atraso na entrega de compras efetuadas de forma on-line.

Desde outubro passado, o Procon Sorocaba já realiza uma ação de fiscalização nesse sentido no comércio local. Uma equipe monitora os valores dos produtos e serviços à venda no mercado, para verificar se ocorrerá majoração de preço antes do período promocional. Nas lojas físicas, os comerciantes são notificados a apresentar o relatório de vendas dos produtos referente aos últimos dois meses, para comprovar se os descontos ofertados na Black Friday realmente acontecem.

Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Defesa Civil alerta para chuva e ventos fortes entre sexta e domingo na região de Sorocaba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para pancadas de chuva…

30 minutos atrás

Polícia Civil de Votorantim prende homem por divulgação ilegal de conteúdo íntimo em Sorocaba

Nesta terça-feira (15), a Polícia Civil de Votorantim, por meio da Delegacia de Defesa da…

1 hora atrás

Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, Campus Sorocaba está com vagas abertas

O Programa de Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, vinculado à Faculdade de…

3 horas atrás

Tebet diz que chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (15), que “chegou a…

4 horas atrás

Governo federal decide sobre a volta do horário de verão nesta quarta

O Ministério de Minas e Energia vai decidir sobre a volta do horário de verão…

4 horas atrás

Termina hoje (16) o prazo para resgate do dinheiro esquecido em bancos

O prazo para resgate do dinheiro esquecido em bancos está terminando. Até esta quarta-feira (16), os…

4 horas atrás