O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa, visitou nesta sexta-feira (12) os centros socioeducativos da cidade de Sorocaba.
O objetivo foi observar o andamento do atendimento aos adolescentes na Instituição, após a vacinação contra a Covid-19, com agenda pedagógica com atividades presenciais, que ficaram restritas durante o período mais agudo da pandemia.
Nos últimos cinco anos, o número de adolescentes internados nos quatro centros socioeducativos da Fundação CASA de Sorocaba caiu de 288, em outubro de 2016, para 179 jovens em novembro de 2021. A queda segue a tendência estadual.
Durante a visita, o secretário da Justiça conversou com os adolescentes e servidores e acompanhou as atividades realizados nos CASAs. Fernando José da Costa ainda conferiu o andamento das obras das reformas já iniciadas nos centros socioeducativos da cidade, além de observar a efetividade da implementação do circuito fechado de TV (CFTV).
“Vamos reformar todos os centros do Estado de São Paulo, uma determinação do Governador João Doria, que apoiou com o investimento de mais de R$ 100 milhões para reformas hidráulica, elétrica e de pintura”, explicou o secretário da Justiça.
Os centros socioeducativos do município também estão no programa de inclusão digital dos adolescentes que a Instituição promove, com a aquisição de 3.200 tablets e 600 smart TVs de 55 polegadas, para serem usados em atividades pedagógicas, como cursos de ensino a distância, visitas virtuais a museus, dentre outros.
“Cerca de 90% dos adolescentes atendidos em Sorocaba foram vacinados contra a Covid-19, o que nos permite retornar paulatinamente à rotina normal de antes do início da pandemia”, avaliou Oswaldo Caetano Júnior, diretor da Divisão Regional Sudoeste (DRS), da Fundação CASA, administração localizada da Instituição responsável por supervisionar o atendimento em Sorocaba.
Nos centros de Sorocaba, 84,3% dos adolescentes receberam, pelo menos, a primeira dose das vacinas contra a Covid, o que corresponde a 151 adolescentes. Os outros 28 jovens restantes aguardam para serem imunizados, pois acabaram de ingressar no sistema socioeducativo.
O repórter Caio Rossini traz as informações!
Seguindo um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, iniciado em…
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) alerta para a importância da…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu, na noite desta segunda-feira (13),…
O SOS Sorocaba (Serviço de Obras Sociais), fundado em 28 de novembro de 1968, realiza…
O deputado estadual Edson Giriboni foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (14). Ele…
Exportações de Sorocaba crescem 6,6% em 2024. As exportações em Sorocaba cresceram 6,6% no ano…