Diante da falta de chuvas, o Comitê da Bacia Hidrográfica de Sorocaba e Médio Tietê reuniu-se nesta terça-feira (16) para discutir novas providências para garantir o abastecimento de água.
Uma das decisões foi novamente diminuir a vazão da represa de Itupararanga, em 0,25 metros cúbicos por segundo, como explicou o promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), Antonio Domingues Farto Neto, que participou da reunião.
A medida, usada para evitar que o nível do reservatório diminua ainda mais, deve ser aplicada nos próximos dias pela Votorantim Energia, que cuida da represa que abastece Sorocaba, Votorantim e outros municípios.
Ele explicou que as chuvas não vieram na proporção esperada pelas autoridades e que o consumo dos municípios tem-se mantido no mesmo patamar.
Ainda na reunião, os integrantes do comitê discutiram a necessidade de alertar as demais cidades da região a implantar medidas efetivas para economizar água, além de agendar uma audiência pública sobre a situação real da crise hídrica.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…