Diante da falta de chuvas, o Comitê da Bacia Hidrográfica de Sorocaba e Médio Tietê reuniu-se nesta terça-feira (16) para discutir novas providências para garantir o abastecimento de água.
Uma das decisões foi novamente diminuir a vazão da represa de Itupararanga, em 0,25 metros cúbicos por segundo, como explicou o promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), Antonio Domingues Farto Neto, que participou da reunião.
A medida, usada para evitar que o nível do reservatório diminua ainda mais, deve ser aplicada nos próximos dias pela Votorantim Energia, que cuida da represa que abastece Sorocaba, Votorantim e outros municípios.
Ele explicou que as chuvas não vieram na proporção esperada pelas autoridades e que o consumo dos municípios tem-se mantido no mesmo patamar.
Ainda na reunião, os integrantes do comitê discutiram a necessidade de alertar as demais cidades da região a implantar medidas efetivas para economizar água, além de agendar uma audiência pública sobre a situação real da crise hídrica.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…