Jornalismo

Sorocaba assina adesão a sistema integrado de segurança pública federal

A Prefeitura de Sorocaba está aderindo ao Sistema Córtex, uma Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública, do Governo Federal. A assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública foi feita pelo prefeito Rodrigo Manga, em ato realizado na tarde desta terça-feira (16), no Paço Municipal.

O sistema, gerido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, permite a gestão de operações, por meio da unificação de dados das forças policiais e de vigilância viária, como, por exemplo, a partir da leitura de placas de veículos captadas por câmeras distribuídas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas de todo o País. A ferramenta ainda facilita o processo de produção de pesquisas, além de compilar resultados de ações de segurança.

Também estiveram presentes no ato o secretário-adjunto da Seopi, Bráulio do Carmo Vieira de Melo; o diretor de Operações da Seopi, Jerry Antunes de Oliveira; os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob) e Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu); o deputado estadual Danilo Balas; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Henrique de Agrella; o Chefe de Gabinete da Prefeitura, André Moron; o Comandante interino do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPMI), Major Haro, e, pela Câmara Municipal, os vereadores Ítalo Moreira e Rodrigo do Treviso.

“A busca pela inovação é uma das características desta Administração Municipal e, por meio da adesão a esse sistema, damos mais subsídios para que as forças locais tenham acesso às informações federais, de modo que possam agir de forma ainda mais rápida e precisa, a fim de garantir a segurança da nossa população”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A adesão ao Córtex pelos órgãos públicos é feita sem nenhum custo financeiro, cuja ferramenta é aplicada, exclusivamente, para os fins voltados à segurança pública, não sendo permitido seu uso por empresas privadas e para outras finalidades. Conforme o secretário-adjunto da Seopi, o objetivo é ampliar a abrangência do Córtex, “buscando parcerias em todo o Brasil, integrando as forças de segurança estaduais, municipais e federais, dando cada vez melhores condições no combate à criminalidade”.

Uma vez assinado o acordo de cooperação entre Sorocaba e o Ministério da Justiça, agora ocorrerá a completa integração dos sistemas e o treinamento das equipes. “Sorocaba já conta com 320 câmeras que fazem a leitura de placas de veículos e um total de 600 equipamentos que pode ser adaptados para receber a tecnologia de reconhecimento facial. A meta é integrar todas no Córtex, para que Sorocaba tire o maior proveito dessa ferramenta tão importante para a segurança pública”, apontou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

O deputado Danilo Balas foi o responsável por intermediar o contato entre a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério da Justiça, para a adesão à plataforma. “O Governo Federal está levando aos municípios o que tem de melhor. Sorocaba é, mais uma vez, pioneira na região e se colocada, também, na vanguarda no cenário nacional”, mencionou.

“O Córtex vai propiciar um avanço na nossa tecnologia de monitoramento. Sorocaba ganhará qualidade em gestão de operações integradas de segurança e no acompanhamento de atividades e indicadores desse setor. É mais uma ação que vem para somar a todo o trabalho integrado de segurança pública já realizado, reunindo GCM, PM, Polícia Civil e Polícia Federal”, complementa o secretário da Sesu, Coronel Vitor Gusmão.

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

16 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

18 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

21 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

2 dias atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás