O governo do estado de São Paulo anunciou hoje (17), que a partir de amanhã (18), inicia a aplicação da 3ª dose, contra a Covid-19, nos maiores de 18 anos.
Poderão procurar os postos de saúde as pessoas que tomaram a segunda dose há cinco meses.
A aplicação da terceira dose em adultos foi anunciada ontem (16) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, há 710 mil pessoas aptas no estado de São Paulo para receberem a dose de reforço já a partir de amanhã.
As doses serão as que estarão disponíveis nos postos e podem ser da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca e a coordenadora assegurou que o Estado não sofrerá com escassez de vacinas. “Temos vacinas, sim, e o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar as vacinas para que a gente possa fazer a aplicação para toda a população acima dos 18 anos”, afirmou Regiane.
Já sobre a aplicação da segunda dose da Janssen, o governo paulista informou que não tem em estoque as doses da vacina fabricada pela Johnson & Johnson para iniciar a vacinação de quem havia tomado a dose única.
O Estado de São Paulo aguarda as informações do Ministério da Saúde para informar quando estas doses chegarão ao país.
Entre os idosos e profissionais da saúde, 3,6 milhões já tomaram a terceira dose no estado. O governo ainda aguarda 2,4 milhões de paulistas destes dois públicos que ainda não procuraram os postos de vacinação.
Faltosos
Já em relação à segunda dose, a preocupação da coordenadora do PEI é diminuir o número de faltosos, pricipalmente os adolescentes.
Há 4,9 milhões de pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose da vacina nos 645 municípios do estado: 2,8 milhões de doses da Pfizer; 1,1 milhão de Astrazeneca e 895,1 mil de Coronavac.
De acordo com Regiane de Paula, nos últimos dias 400 mil pessoas, que estavam atrasadas para completar o esquema vacinal, tomaram a segunda dose. O número representa 7,5% dos faltosos no estado.
“É fundamental ressaltar que apenas com o esquema vacinal completo a população estará protegida. Estamos intensificando a comunicação com as prefeituras e com a população buscando conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. O maior número de faltosos está entre os adolescentes que não retornaram aos postos para a vacinação”, alertou Regiane.
Com informações do Governo de SP
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…