A Votorantim Energia, responsável pela administração da represa de Itupararanga, reduziu, nesta quarta-feira (24), a vazão do reservatório pela quinta vez.
A empresa informou que a decisão foi tomada na última reunião com o Comitê de Bacias Hidrográficas de Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).
O fluxo passou de 2.750 litros por segundo para 2.500 litros por segundo. O volume útil também caiu de 20,92%, registrado em 16 de novembro, data da quarta redução, para 20,60%, nesta quarta (24). Assim, decresceu de 817,45 metros sobre o nível do mar para 817,40.
O manancial continua a operar praticamente com volume mínimo, que é de 817,45 metros sobre o nível do mar.
Esta foi a quinta diminuição em três meses da vazão de água da represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba.
A primeira foi adotada em agosto de 2021, quando o nível já estava em menos de 30% do total.
A medida foi implementada em razão da crise hídrica que atinge o reservatório para preservar a quantidade de água restante no manancial, pois, devido à estiagem prolongada, o nível continua baixando.
O reservatório abastece 85% da cidade de Sorocaba e diversos outros municípios da Região Metropolitana. Com a nova redução, está cada vez mais próximo do atingir o volume morto.
Reservatórios do Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou ter melhorado os níveis dos mananciais administrados pela autarquia, nos últimos dias.
Segundo a autarquia, em 16 de novembro, o sistema Ipaneminha operava com 60% da capacidade total e o Castelinho/Ferraz, com 50%.
“O (Saae) tem conseguido captar o volume de água necessário para o abastecimento do município de Sorocaba, sem a necessidade de medidas de restrição”, afirmou, em nota.
Porém, a autarquia ponderou que, se necessário, ações futuras, como rodízio, podem ser adotadas. De acordo com o Saae, as medidas mais restritivas seriam definidas em conjunto com as cidades abastecidas pela represas, o CBH-SMT e o grupo de prefeitos de municípios da região que estão em estado de alerta.
A expectativa é de aumento ainda maior dos níveis do mananciais. Isto porque, para esta quinta-feira (25), a Defesa Civil de Sorocaba prevê acumulado de 5 milímetros de chuva, e para, sexta (25), de 20 milímetros.
Medidas de economia
O Saae pontuou, ainda, ter adotado diversas providências para preservar os níveis dos mananciais e garantir o abastecimento. “A mais recente delas foi a construção de uma soleira de estabilização, que funciona como uma barreira para garantir a captação de água pela ETA Vitória Régia, mesmo com as reduções da vazão do Rio Sorocaba”, explica.
A autarquia igualmente realizar providências diárias, desde a captação, até o tratamento da água. Uma delas é a redução da pressão do sistema, em determinados horários do dia. A “ação apresenta resultados significativos na diminuição da vazão das represas”, alega.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Foto: Fábio Rogério/ JCS
Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…
Sorocaba iniciou, nesta quinta-feira (9), mais uma fase das obras de desassoreamento do Rio Sorocaba.…
O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…
O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…
Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…
Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…