A OAB — Ordem dos Advogados do Brasil — realiza hoje (25) as eleições em todas as subseções e na seccional de São Paulo. O objetivo da eleição é escolher os advogados que administrarão a entidade no triênio 2022 / 2024.
Em Sorocaba, a votação começou às 9h e segue até às 17h, na Casa da Advocacia, localizada na rua Vinte e Oito de Outubro, 840, Alto da Boa Vista.
Podem votar advogados inscritos que estejam em dia com o pagamento da anuidade. Quem não votar deve justificar por escrito, para a Diretoria do Conselho Seccional, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade.
Os eleitores escolherão representantes para os conselhos Federal e Estadual, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp) e a diretoria da Subseção local. O colégio local tem cerca de 6 mil advogados, dos quais 4 mil estão aptos ao voto, que é obrigatório.
Uma das instituições mais representativas da sociedade, a OAB tem como atribuições, entre outras, atuar pela salvaguarda dos direitos e garantias individuais dos cidadãos, e também em defesa das prerrogativas dos advogados.
A votação
A novidade das eleições deste ano fica por conta do uso da urna eletrônica, que garantirá maior segurança, transparência e agilidade ao processo.
O advogado vota, num primeiro momento, no candidato à Seccional. São cinco os nomes que concorrem à presidência da Seccional São Paulo: Caio Augusto Silva Santos, que busca ser reeleito; Dora Cavalcanti, Mário de Oliveira Filho; Patrícia Vanzolini, e Alfredo Scaff Filho.
Serão também escolhidos os candidatos aos Conselhos Estadual e Federal que estão vinculados às chapas de candidaturas à Seccional Paulista. Por Sorocaba, concorrem Juliana Mazzei, Antonio Carlos Delgado Lopes e Luiz Henrique Ferraz (estaduais), além de Alexandre Ogusuku (federal).
Em seguida, os votantes escolhem o candidato à Subseção. Duas chapas disputam a eleição em Sorocaba neste ano. São elas a chapa 1, “Juntos Podemos Mais”, presidida por Marcio Leme, e a chapa 2, “OAB para Todos”, presidida por Caio Gimenez.
Segundo estimativas, é provável que pouco depois das 18h de hoje (25) já se saiba quem venceu o pleito.
A chapa 1, “Juntos Podemos Mais”, é composta pelo atual presidente, Marcio Leme, que busca sua reeleição, João Paulo Milano (vice-presidente), Giovanna Maldonado (secretária-geral), Ana Claudia Paes (secretária-adjunta) e Fábio Souza Pinto (tesoureiro).
O propósito da chapa é a união da advocacia para que ela continue a avançar nas conquistas e defesas da classe. Para o próximo triênio, a atual diretoria tem como meta trazer ainda mais inovações e soluções para a advocacia, com soluções que contemplam reformas da sala da OAB no Fórum Cível, criação de espaço kids na Nova Casa, criação do Aplicativo da OAB Sorocaba e da Escola da Advocacia.
Na defesa das prerrogativas, o avanço será ainda maior, segmentando a atuação da atual comissão para dar mais efetividade na atuação. Além disso, será feita uma intensa campanha para promover a paridade de gênero na composição do IX TED/Sorocaba, onde a composição atual é majoritariamente masculina.
Haverá também um grande avanço nas áreas culturais, de esportes e saúde para a Advocacia, através da promoção de parcerias, torneios e ampliando a rede de atendimento conveniada da Caasp em Sorocaba. Outro avanço será no trabalho da OAB na defesa da Cidadania, com a criação do Comitê de Enfrentamento à Violência Doméstica, ativa fiscalização do Poder Público, defesa dos Conselhos Municipais e muito mais.
A chapa “OAB para Todos” é composta por Caio Gimenez, candidato à presidência, Carla Conejo (vice-presidente), Luis Felipe Uffermann Cristovon (secretário-geral), Gislaine Moraes (secretária-adjunta) e Luciano Delgado (tesoureiro).
A chapa “OAB para Todos” tem como foco principal trabalhar por todos os advogados da subseção de Sorocaba, com transparência, comprometimento e sem dar preferência a grupos específicos. Além disso, tem várias propostas para valorizar e ajudar os advogados, desde os mais experientes até os recém-formados.
Entre as propostas, estão a criação do aplicativo “Escuta, OAB!”, um canal de comunicação entre os advogados inscritos na 24ª Subseção e a gestão local, permitindo que seja proporcionado à Classe, de modo fácil e ágil, o apontamento de problemas e violações no exercício profissional através de um aplicativo por meio de celular. Inovações em publicidade, propaganda e ética, tratadas de forma preventiva, também fazem parte da proposta da chapa 2, junto à defesa efetiva e intransigente das prerrogativas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Virgínia Kleinhappel Valio
Foto: Fábio Rogério/ JCS
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…