Anunciado em setembro de 2021, o terceiro turno na fábrica da Toyota em Sorocaba começa nesta segunda-feira (29). Segundo a Toyota do Brasil, foram criadas vagas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia. Até o momento, foram contratadas no total 459 pessoas para o terceiro turno.
Além disso, com o terceiro turno, a produção anual da fábrica da montadora japonesa em Sorocaba saltará das atuais 122 mil unidades para 158 mil, um incremento de 30% no volume.
Ainda conforme a montadora japonesa, o início do terceiro turno na unidade de Sorocaba tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e do modelo Corolla Cross.
A Toyota do Brasil informa ainda que a montadora atende à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina, e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da empresa.
“Com essa iniciativa, a unidade de Sorocaba se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina, em mais um passo da empresa na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e consequente avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região”, destaca a Toyota.
37% das vagas foram preenchidas por mulheres
De todas as vagas criadas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia, 37% foram preenchidas por mulheres. A informação é da Toyota do Brasil.
De acordo com a montadora japonesa, as contratações para o terceiro turno da fábrica em Sorocaba tiveram como premissas condições de igualdade e mais inclusão de gênero.
Ainda segundo a empresa, o aumento da participação feminina nas plantas faz parte da jornada de equidade da Toyota, iniciada em 2020. “Contratadas para a produção dos modelos Corolla Cross, Yaris (hatch e sedã) e Etios, também nas duas versões, as novas colaboradoras representam um grande avanço em um setor historicamente masculino”, aponta a empresa.
A Toyota do Brasil informa ainda que algumas mudanças já haviam sido implementadas na Toyota, quando essa jornada foi implementada, em 2020.
“Como a adaptação dos uniformes na operação para mulheres e condições de trabalho que permitam a permanência feminina na empresa, com a possibilidade de extensão da licença-maternidade, atenção no retorno das mães e flexibilidade de horário”, destaca Celso Simomura, diretor de Recursos Humanos da Toyota para América Latina e Caribe.
Simomura ressalta que de 2 mil candidatos inscritos, 37% eram mulheres, muitas incentivadas por cônjuges, parentes próximos, ou até mesmo indicações de colaboradores internos, que participaram ativamente para o preenchimento das vagas.
“O empenho e a dedicação de todos foram tão grandes, que nossas expectativas foram superadas, mostrando que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a inclusão em nossas plantas”, reforça o diretor de Recursos Humanos.
“Tivemos muitos aprendizados em 2018, quando contratamos 120 mulheres e iniciamos a nossa jornada da equidade. Colhemos excelentes resultados dessa iniciativa, na qual todos os envolvidos, independentemente do gênero, contribuíram para a melhoria contínua, aumento da eficiência operacional e maior troca de experiência”, acrescenta Celso.
“Com o início do terceiro turno, a Toyota reforça seu compromisso com o objetivo de melhorar a participação feminina na empresa e garantir uma sociedade mais igualitária, direcionando cada vez mais energia e recursos na busca por mais equidade”, acrescentou Simomura.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…