Jornalismo

Vazão da represa de Itupararanga é reduzia pela 6ª vez em 3 meses

As chuvas dos últimos dias não melhoraram a captação da represa de Itupararanga. Por isso, a vazão do reservatório foi reduzida pela sexta vez em cerca de três meses.

A informação foi divulgada pela Votorantim Energia, responsável pela administração do manancial, nesta sexta-feira (3).

A nova medida foi adotada na terça-feira (30), após deliberação entre a empresa e o Comitê de Bacias Hidrográficas de Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

Agora, o fluxo passou de 250 litros por segundo para 225 litros por segundo. O volume útil também caiu de 20,60%, em 24 de novembro, para 20,22%. Assim, o nível do manancial diminui de 817,40 metros sobre o nível do mar para 817,34.

A represa está cada vez mais perto de atingir o nível mínimo, chamado de volume morto, que é de 817,45 metros sobre o nível do mar.

As reduções na vazão são adotadas pela Votorantim Energia desde agosto. À época da primeira intervenção, o volume do reservatório já estava abaixo de 30%. A medida foi implementada devido à crise hídrica que afeta a captação do manancial.

A ação visa preservar a quantidade de água restante no manancial, já que, por conta da estiagem prolongada, o nível continuar a baixar frequentemente. Itupararanga abastece 85% de Sorocaba e diversas outras cidades da Região Metropolitana.

Segundo a empresa, as regras operacionais, como a diminuição da vazão, têm caráter emergencial e excepcional. Elas “deverão permanecer ativas até que o volume útil do reservatório alcance 50% de sua capacidade”, informou, em nota.

Reservatórios do Saae

Já os reservatórios administrados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) continuam estáveis. Desde a semana passada, o sistema Castelinho/Ferraz opera com 63% da capacidade, e o Ipaneminha, com 75%. “Os índices se mantêm praticamente estáveis desde o dia 25 de novembro. Ou seja, as chuvas ajudaram a manter os níveis dos reservatórios”, afirmou o Saae, por meio de nota.

Ainda conforme a autarquia, o acumulado de chuvas em três dias foi de 12 milímetros. Novas pancadas devem ocorrer apenas na próxima semana. “Segundo a previsão do tempo, disponibilizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, não há previsão inicial de chuvas entre os dias 2 e 5 de dezembro, com possibilidade de chuva a partir do dia 6 de dezembro, com acumulados devendo alcançar 20 mm (milímetros)”, detalhou.

De acordo com o Saae, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado trabalha com a capacidade normal, captando a quantidade de água necessária da represa. Já a ETA Éden segue em sistema intermitente. “Ela é desligada para preservar o manancial e, nos períodos de maior consumo, religada, para auxiliar o sistema”, explica.

Medidas

A autarquia adotou, recentemente, mais uma medida de economia. Trata-se da construção de uma soleira de estabilização. Ela “funciona como uma barreira para garantir a captação de água pela ETA Vitória Régia, mesmo com as diminuições da vazão do Rio Sorocaba”, esclarece. O Saae informou, ainda, que medidas mais restritivas de abastecimento podem ser adotadas, se necessário.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Vinicius Camargo

Foto: Fábio Rogério/ JCS

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Em oito dias, Polícia Civil realiza 13 detenções na região de Sorocaba

Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…

12 horas atrás

MP interdita ponte na ligação entre Ibiúna e Mairinque

Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…

12 horas atrás

Sorocaba atinge a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…

17 horas atrás

Bombeiros suspendem buscas na ponte entre TO e MA por risco de novo desabamento

Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…

17 horas atrás

Revisão do gasto tributário feito pelo Governo de SP tem impacto de R$ 10 bilhões

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…

17 horas atrás

Câmara dos Deputados responde a Dino sobre pagamento de emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…

17 horas atrás