Jornalismo

Macaco ferido é resgatado no Alto da Boa Vista em Sorocaba

Um macaco, da espécie bugio, apareceu ferido na sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), na manhã desta sexta-feira (10). Ele estava com uma pata machucada e aparentava estar com medo e fome.

O animal foi visto na região do Alto da Boa Vista na tarde desta quinta-feira (9) em uma área de mata, atrás de um restaurante.

A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul foi chamada por funcionários do estabelecimento e a repórter Ana Claudia Martins esteve no local. Ela fotografou e filmou o animal que procurava se esconder na copa de uma árvore em meio à folhagem. Junto à equipe do restaurante, a repórter entrou em contato com os órgãos responsáveis pelo resgate.

O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, esteve, na tarde desta quinta-feira (9), no restaurante e em diferentes pontos da região do Alto da Boa Vista, onde havia o relato do aparecimento do animal. Foram feitas buscas, porém o macaco não foi encontrado.

A noite veio e, por estar ferido, o bugio, provavelmente, abrigou-se em algum ponto de mata, onde ficou ao longo da madrugada. Somente na manhã desta sexta-feira (10), ele decidiu reaparecer e foi visto por funcionários do jornal, que cuidam do jardim e das áreas verdes da FUA, perto da caixa d’água da empresa.

Aparentemente, faminto e assustado, o bugio tentou fugir, mas outros funcionários ajudaram a acalmar o animal, inclusive oferecendo uma banana, que ele aceitou.

Com um esforço conjunto, os funcionários conseguiram capturá-lo e levá-lo em segurança até um banheiro que fica na recepção do jornal, enquanto a Prefeitura de Sorocaba era informada sobre o caso.

Às 10h30, o animal foi resgatado na sede da FUA, próximo ao local onde foi visto na tarde desta quinta-feira (9).

O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, acompanhou o resgate realizado por uma unidade móvel da Patrulha Animal.

Segundo o titular da pasta, o animal receberá todos os cuidados necessários e será avaliado para, então, definir o local para o qual ele será encaminhado. Depois de recuperado, será devolvido a seu habitat. 

De acordo com Prieto, neste momento, o animal não pode ser levado ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, devido ao risco de transmitir doenças a outros animais. 

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Foto: Fábio Rogério/ JCS

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

16 horas atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

16 horas atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

16 horas atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

16 horas atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

16 horas atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

16 horas atrás