O prêmio ‘Os movimentos das Cidades’ vai prestar consultoria e dar R$ 10 mil para a iniciativa que apresentar um projeto com soluções para os desafios locais. A iniciativa é da agência Virtù, em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP), e apoio do Grupo CCR.
A premiação conta com conteúdo multimídia, com podcasts, infográficos e vídeos apresentados pelo jornalista Marcelo Tas, para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Sorocaba, Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.
O estudo feito para este prêmio revelou que Sorocaba é uma das cidades mais desenvolvidas do país, embora tenha desafios a superar. Um dos maiores problemas da população sorocabana, apresentado no estudo, é a recuperação completa do Rio Sorocaba, que ainda recebe muitos dejetos industriais.
De acordo com o levantamento, não é uma tarefa fácil e rápida, mas existem bons exemplos para trilhar essa estrada, como a restauração da mata ciliar do rio, para recuperar, no longo prazo, a qualidade da água e a volta de espécies nativas. A pesquisa do CLP atesta o esforço: Sorocaba conseguiu, há cinco anos, atingir 100% por cento do esgoto residencial tratado.
No quesito serviços à sociedade, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (2020), a rede de saúde é um dos calcanhares de Aquiles dos sorocabanos. O levantamento mostra que só metade da população consegue ter acesso ao serviço básico do SUS, e ainda precisa conviver com postos de saúde e hospitais lotados com frequência.
Esses e outros desafios podem ser temas para o projeto a ser inscrito no prêmio. Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por Marcelo Tas e integrantes da Rede de Lideranças do CLP.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…