O governo do Estado de São Paulo oficializou a cessão do prédio do Fórum Velho de Sorocaba – onde funcionava a Oficina Grande Otelo – para a Prefeitura de Sorocaba, por meio de decreto publicado na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial.
O decreto 66.338, de 15 de dezembro de 2021, assinado pelo governador João Doria (PSDB), libera o prédio para o Executivo de forma gratuita e por tempo indeterminado. Pelo texto, o local deverá ser usado para o desenvolvimento de atividades culturais. O documento ainda determina que a municipalidade será responsável por proteger, manter e restaurar o imóvel.
“O prédio do Fórum Velho é um patrimônio histórico da cidade, e conseguimos reverter a alienação por venda para cessão ao município, com o aval do prefeito Rodrigo Manga e do vice-governador Rodrigo Garcia”, afirma a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), uma das articuladoras junto ao governo paulista para que o prédio ficasse para o município.
O impasse sobre o destino do prédio, localizado na praça Frei Baraúna, na rua Cesário Mota, no Centro, começou em setembro deste ano. À época, o governo estadual o local à venda. As instalações estavam abandonadas há anos, desde que a Oficina Cultural Grande Otelo deixou de funcionar no espaço, em 2014.
A Secretaria de Estado de Projetos, Orçamento e Gestão chegou, inclusive, a abrir licitação de concorrência para a venda do imóvel. O valor mínimo era de R$ 1,7 milhão, conforme avalição feita em 2020.
A decisão governamental gerou protestos. Diante disso, a Prefeitura de Sorocaba anunciou, ainda em setembro, a intenção de assumir a gestão do local e logo na sequência houve o anúncio oficial feito juntamente com a deputada Maria Lúcia Amary.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Foto: Fábio Rogério/ JCS
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…