Um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo mostra que o uso de substâncias extraídas da cannabis pode ajudar em diversos sintomas dos pacientes com câncer. Entre eles, estão a melhora do sono, do apetite, do humor e dos efeitos colaterais causados pela quimioterapia, como náuseas e vômitos.
O grupo de apoio Breastcancer.org, que fica na Pensilvânia (EUA), entrevistou 612 pacientes anônimas com câncer de mama, das quais 42% relataram que usaram cannabis para o alívio de uma série de sintomas associados à doença e ao tratamento. Três quartos das usuárias de cannabis medicinal acreditam que o produto é extremamente ou muito útil no alívio de seus sintomas.
Há estudos realizando testes, ‘in vitro’ e em humanos, dos efeitos do canabinóides no tratamento do câncer que apontam para resultados positivos. A combinação dos canabinóides com a quimioterapia e a radioterapia pode aumentar a efetividade do tratamento.
A médica Maria Teresa Jacob, especializada no desenvolvimento da medicina canabinoide, conversou com o repórter André Fazano!
Ouça a entrevista!
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…