Após 25 anos de desenvolvimento e 14 anos depois de ter seu lançamento cancelado pela primeira vez, o telescópio espacial James Webb passou por sucessivos adiamentos até que, finalmente, decolou no topo de um superfoguete Ariane 5 na manhã de sábado (25).
O projeto teve início em 1996, mas devido a revisões e problemas com o orçamento, o lançamento previsto para 2007 teve um atraso de 14 anos. Construído pela NASA nos Estados Unidos, será controlado pelo Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, em Baltimore, no estado de Maryland em parceria com as agências espaciais da Europa (ESA) e do Canadá (CSA).
O telescópio deverá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução delas e ver os processos de formação das estrelas e dos planetas. O telescópio levará cerca de três meses para atingir a sua órbita final.
O repórter André Fazano conversou com o professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, que deu detalhes sobre o telescópio.
Ouça!
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…