A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta hoje (28) sobre a previsão de chuvas fortes que devem cair na região de Sorocaba, a partir desta quarta-feira (29) até o próximo domingo (2).
De acordo com o Climatempo, a tendência é que uma Zona de Convergência do Atlântico Sul volte a se configurar sobre o país, em estados do Sudeste, como em São Paulo, provocando muita chuva.
Este sistema é o canal de umidade, que foi muito intenso e fora do normal, que atingiu à Bahia nas últimas semanas, com temporais que resultaram em 116 cidades alagadas, 20 mortos e 31 mil desabrigados.
Os metereologistas ainda não sabem informar se a chuva trazida a São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por esta Zona de Convergência, será tão intensa como a que atingiu o território baiano.
Na região de Sorocaba, o acumulado de chuva deve totalizar entre 100mm e 120mm nos próximos cinco dias.
O mesmo volume é esperado para as regiões de Araçatuba, Baixada Santista, Barretos, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Litoral Norte, Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba.
Também deve chover bastante, mas com volume total de até 90mm, nas regiões de Araraquara, Bauru, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Vale do Ribeira.
Segundo a Defesa Civil Estadual, a chuva vem acompanhada por raios e ventos e há previsão de elevados volumes de precipitação acumulados para todo o período. E como também haverá um grande volume de água caindo em um espaço curto de tempo, existe risco de transtornos.
Por isso, o órgão recomenda atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
Em caso de emergências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Com informações da Defesa Civil e do Climatempo
Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…