O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta para golpes praticados pela internet em nome da autarquia. Por meio de sites falsos e perfis fakes na web, os estelionatários oferecem supostos benefícios para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para quem deseja obter a primeira habilitação, os golpistas costumam oferecer aos candidatos a CNH sem a necessidade do cidadão realizar todas as etapas do processo como aulas (teóricas e práticas) e exames (teórico e prático), que são exigidos por lei. Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um determinado valor para a emissão do documento.
O Detran-SP esclarece que, para a primeira CNH ser emitida, o aluno deve realizar obrigatoriamente todas as etapas do processo de habilitação, além do pagamento das taxas. Os valores fixos cobrados pelo órgão estão disponíveis no portal do Departamento, no link: https://bit.ly/3sr1sjS.
O departamento ainda informa que programas como “CNH Social”, “CNH Popular”, “CNH do Povo” e “Habilita SP” não são oferecidos pelo Detran-SP.
Já para quem necessita realizar a renovação do documento, a orientação é que o cidadão faça o serviço de forma online pelo portal do Detran www.detran.sp.gov.br, poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital.
A taxa atual do documento no Estado de São Paulo é de R$107,00. A mesma deve ser paga nos bancos conveniados pelo órgão ou nas lotéricas ( Caixa, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, Daycoval). Os exames médicos e psicológicos são sempre feitos em clinicas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito.
“A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação. Pelos canais oficiais do Detran-SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.
Redes Sociais
Nas redes sociais, os perfis oficiais do Detran-SP possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.
Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário, números de conteúdos postados, e as interações da página.
É importante lembrar que nenhum atendente do Detran-SP procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de Whatsapp também não são solicitados pelos atendentes.
Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.
Com informações do Detran-SP
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…