Jornalismo

Vacinação infantil contra Covid-19 começa neste mês de janeiro, informa ministério

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (5), que 3,7 milhões de crianças devem ser vacinadas contra a Covid-19 em janeiro.

Segundo a pasta, mais de 20 milhões de doses da vacina da Pfizer, que foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para serem aplicadas em crianças, foram adquiridas e devem estar à disposição até o fim do primeiro trimestre do ano.

Em coletiva à imprensa nesta tarde, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a liberação da vacinação contra a Covid-19 para o público infantil.

Ao contrário do que vinha sendo anunciado por ele, a pasta decidiu descartar a exigência de prescrição médica para que cada criança seja imunizada.

O recuo do ministério em relação à obrigatoriedade da prescrição médica tem relação com os resultados da consulta pública sobre a vacinação de crianças feita no site da pasta entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro. A maioria das 99.309 pessoas que participaram do questionário foi contra a exigência da prescrição.

Agora, a receita médica para que crianças se vacinem contra a Covid-19 será tratada como uma recomendação. Segundo a Saúde, no caso de crianças com comorbidades ou deficiências permanentes, será necessária uma autorização dos pais ou responsáveis para a aplicação dos imunizantes. No caso de presença dos pais no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito.

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças serão vacinadas de acordo com uma lista de prioridades. Crianças com deficiência permanente ou com comorbidades serão atendidas primeiro, seguidas por aquelas que vivam com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.

Após essas duas etapas, o ministério vai liberar a vacinação para crianças sem comorbidades, que será feita em quatro fases, de acordo com a seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos, crianças entre 8 e 9 anos, crianças entre 6 e 7 anos e, por fim, crianças com 5 anos.

A vacinação em crianças será administrada em duas doses de 10 microgramas com oito semanas de intervalo entre cada uma. Trata-se de um terço da dose administrada a adolescentes e a adultos.

A chegada das doses está prevista para a segunda quinzena de janeiro.

Com informações do Portal R7

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

7 horas atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

8 horas atrás

Governo de SP lança projeto para a construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…

12 horas atrás

Trump é condenado por caso da atriz pornô, mas evita prisão

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…

1 dia atrás

Editorial: Vamos subir, Bentão! 10/01/2025

O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…

1 dia atrás

Delegado fala sobre novas ferramentas para melhorar o atendimento na PC

O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…

1 dia atrás