A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras e é dividida em três categorias: alérgica, infecciosa e tóxica (ou química).
Ela é mais comum no verão, quando alguns hábitos podem favorecer o aparecimento. De forma geral, os sintomas mais comuns são olhos vermelhos e lacrimejamento, fotossensibilidade, pálpebras inchadas, prurido (coceira), secreção e sensação de areia nos olhos.
Uma das formas mais comuns é a conjuntivite infecciosa, que pode ser transmitida através do contato com as secreções oculares.
Há ainda a conjuntivite tóxica, que pode ser causada por cremes, soluções e protetores solares que, uma vez em contato com a superfície ocular podem ocasionar ferimentos leves ou mais graves no olho.
Já a alérgica é mais comum em pessoas que já têm predisposição à alergias e que apresentam um quadro de rinite ou sinusite, sendo frequentemente mais sensíveis ao ácaro e ao pólen.
O médico oftalmologista Henrique Possebom, do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (BOS), destaca que o diagnóstico da inflamação deve ser feito por um médico da área, que indicará o tratamento mais adequado.
O especialista conversou com o repórter Caio Rossini. Ouça!
Votorantim e Sorocaba firmaram uma carta de intenção para a criação da Aliança Intercidades, um…
O Governo de São Paulo reforçou nesta quinta-feira (09) a ajuda humanitária para o município…
O sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença…
O Grupo Planeta concluiu, em 2024, a implantação de uma tecnologia inédita na região, que…
Bairros inteiros nos arredores de Los Angeles foram devastados por incêndios que continuam fora de…
Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…