Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso), estuda um novo tratamento para acabar com as dores na coluna, por meio de exercícios físicos.
Para a conclusão do estudo estão sendo selecionados 60 voluntários em Sorocaba, com idades de 20 a 59 anos. As inscrições estão abertas para homens e mulheres que não tenham praticado exercícios físicos com regularidade nos últimos três meses, independente de fazerem ou não tratamento médico.
O objetivo é comprovar que a série de exercícios físicos desenvolvida pela tese de doutorado na USP reduz a dor e a
incapacidade da pessoa com dor lombar.
Para se inscrever como voluntário, o interessado deve fazer contato com doutorando pela USP e responsável pela pesquisa, o professor mestre da Fefiso, Eduardo Borges. Os contatos são pelos e-mails edu.borges@usp.br ou eduardoborges@fefiso.com, ou ainda pelo Whatsapp (15) 98146-6312.
Os participantes serão divididos em três grupos. O primeiro fará cerca de 20 minutos de exercícios físicos, em suas casas, duas vezes por semana, com o próprio corpo e sem a necessidade de aparelhos.
Já o segundo grupo fará cerca de 40 minutos de exercícios, com aparelhos de musculação na academia da Fefiso – ACM, duas vezes por semana. O terceiro grupo, ao invés de exercícios físicos, seguirá as orientações para adotar
posturas corporais ergonomicamente adequadas para o dia-a-dia.
O professor Borges explica que desenvolve esta tese de doutorado há quatro anos e chegou a etapa de colocar em prática o que já foi estudado teoricamente.
O resultado será publicado na revista científica Spine, para que os treinos possam ser aplicados por interessados no mundo inteiro.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…