Tramita na Câmara Municipal de Sorocaba e deverá entrar em pauta nas primeiras sessões do ano o projeto de lei, de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), que institui o “Programa IPTU Azul”, para incentivar o uso racional da água, oferecendo isenção parcial sobre o valor do imposto de imóveis residenciais e comerciais aos munícipes que adotarem medidas para captação e reuso da água.
De acordo com a proposta, a captação consiste em armazenar água da chuva em reservatório para utilização no imóvel. Já o sistema de reuso compreende o tratamento da água que já foi usada na residência ou comércio para ser reaproveitada em atividades que não exijam que o líquido seja potável, como a lavagem de roupas ou a limpeza de áreas.
O benefício tributário proposto pelo projeto é o desconto de 10% no IPTU para quem, comprovadamente, estiver dentro das regras estabelecidas pela lei, que deverá ser regulamentada pela Prefeitura de Sorocaba.
O vereador explica que medidas similares já foram adotadas mundialmente, em cidades como Berlim, Dublin, Helsinque, Medellín e Bogotá, além de vários municípios brasileiros.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…