Tramita na Câmara Municipal de Sorocaba e deverá entrar em pauta nas primeiras sessões do ano o projeto de lei, de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), que institui o “Programa IPTU Azul”, para incentivar o uso racional da água, oferecendo isenção parcial sobre o valor do imposto de imóveis residenciais e comerciais aos munícipes que adotarem medidas para captação e reuso da água.
De acordo com a proposta, a captação consiste em armazenar água da chuva em reservatório para utilização no imóvel. Já o sistema de reuso compreende o tratamento da água que já foi usada na residência ou comércio para ser reaproveitada em atividades que não exijam que o líquido seja potável, como a lavagem de roupas ou a limpeza de áreas.
O benefício tributário proposto pelo projeto é o desconto de 10% no IPTU para quem, comprovadamente, estiver dentro das regras estabelecidas pela lei, que deverá ser regulamentada pela Prefeitura de Sorocaba.
O vereador explica que medidas similares já foram adotadas mundialmente, em cidades como Berlim, Dublin, Helsinque, Medellín e Bogotá, além de vários municípios brasileiros.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…
O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…