O secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, afirma que a Prefeitura de Sorocaba não tem um planejamento para aplicar restrições na cidade com o aumento dos casos de Covid-19.
Ontem (12), o governo do estado de São Paulo recomendou que os municípios paulistas limitem em 70% a capacidade de público em eventos esportivos, culturais e em shows de música.
O titular da pasta disse que a administração municipal ainda não recebeu este comunicado, de forma oficial, e que ele será analisado assim que for recebido, mas não há nenhum planejamento para restringir atividades e que neste momento o foco é ampliar os leitos e a rede de atendimento.
Para o secretário, de nada adianta determinar restrições se os sorocabanos não aplicarem as medidas de prevenção e de isolamento nos casos sintomáticos.
Segundo ele, uma das preocupações da pasta neste momento é conscientizar os moradores para que façam o isolamento domiciliar ou procurem atendimento médico quando sentirem os sintomas gripais, para evitar que mais pessoas sejam contaminadas pela Covid-19 ou com o vírus Influenza H3N2.
Com a prevalência da variante Ômicron nos casos positivos de Covid, a transmissão é muito rápida e os sintomas são mais fortes no primeiro e segundo dia do ciclo da doença e no terceiro dia os pacientes já têm melhora significativa. Por isso, muitos já saem de casa achando que estão bem e por isso podem deixar o isolamento.
Na última segunda-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou que as pessoas com casos leves e moderados de Covid-19 devem cumprir isolamento por 7 dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.
Aqueles que realizarem testagem (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 com resultado negativo no 5º dia, poderão sair do isolamento, antes do prazo de 7 dias. Se o resultado for positivo, é necessário permanecer em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas.
Para aqueles que no 7º dia ainda apresentem sintomas, é obrigatória a realização da testagem. Caso o resultado seja negativo, a pessoa deverá aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, para sair do isolamento. Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos 10 dias contados a partir do início dos sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas.
Ampliação de leitos
Em entrevista ao repórter André Fazano, o secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, disse que neste novo pico da Covid-19 a estimativa é que a cidade de Sorocaba precise de no máximo 120 leitos de internação na rede pública.
No ano passado, no pior momento da pandemia havia 360 leitos abertos, segundo o secretário.
Ele informou que já mantém conversas com o Hospital Evangélico e Hospital Santa Lucinda para abertura de mais vagas a partir de um convênio com a prefeitura e lembrou que o Hospital Amhemed já opera com 15 leitos de enfermaria e 4 de UTI, em uma parceria firmada com o município.
Além disso, mais 40 leitos serão reabertos no Centro de Estabilização do São Guilherme nas próximas semanas.
Ouça a entrevista!
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…