O coordenador do grupo de crise hídrica do Comitê da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê, o professor André Cordeiro, participou hoje (14) do Jornal das 5 para falar sobre a crise hídrica.
O especialista afirma que a Prefeitura de Sorocaba demorou para decidir pelo racionamento no abastecimento de água, que começa na próxima segunda-feira (17).
Ele explica que o período de chuvas abaixo da média já começou no final de 2020 e por isso a capacidade da represa de Itupararanga foi caindo de forma drástica desde então.
Para ele, este ano de 2022 será de recuperação para o abastecimento de água e o ideal seria que o rodízio se estendesse pelo menos até o mês de outubro, que marca o final do período de estiagem.
O professor não acredita que a represa vai conseguir, nos próximos dois meses, recuperar a falta de chuvas que foi registrada em todo o ano de 2021.
O comitê, segundo ele, vem trabalhando desde agosto do ano passado nessa questão, época em que houve início de medidas específicas para amenizar o problema.
Ouça a entrevista!
Foto: Fábio Rogério/ JCS
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…