Jornalismo

Atendimentos à síndrome gripal sobem 235% na rede de saúde municipal

Os atendimentos de casos de síndrome gripal na rede municipal de saúde de Sorocaba cresceram 253,77% na primeira semana de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. Entre os dias 1ª a 9 de janeiro deste ano, foram 6.902 registros nas unidades de urgência e emergência, ante 1.951, no ano passado.

O número mais que triplicou. Os dados constam de levantamento feito pela Secretaria da Saúde (SES) da cidade, a pedido do Jornal Cruzeiro do Sul.

Em 2022, até o momento, foram confirmados cinco casos de influenza, sendo três de H3N2. Todos os pacientes precisaram ser internados, e dois morreram. Em 2021, houve oito confirmações, com todos hospitalizados e dois óbitos.

O comparativo considera apenas as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs). Não são contabilizadas as assistências nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sentinelas, pois, em janeiro de 2021, elas ainda não haviam sido implantadas.

De 30 de dezembro do ano passado, quando foram implementadas as três primeiras, a 9 de janeiro deste ano, essas UBSs, especificamente, atenderam 2.646 casos.

Sentinelas

Em 30 de dezembro, o Executivo transformou as UBSs da Vila Fiori, Jardim Simus e do Éden em sentinelas. Isto é, foram destinadas para atender exclusivamente casos de síndrome gripal. Já em 5 de janeiro deste ano, a administração municipal anunciou, também, a mudança da unidade do Jardim São Guilherme para sentinela.

Como a busca por assistência cresceu ainda mais, no dia 9, a prefeitura divulgou a criação de mais uma sentinela, em prédio anexo à Unidade de Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste.

Além disso, outras nove unidades de urgência e emergência igualmente atendem casos de gripe. São elas: Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Éden, bem como os Pronto-Atendimentos (PAs) Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba I e São Bento.

As unidades sentinelas do Jardim São Guilherme e da UPH Zona Leste atendem 24 horas por dia, de domingo a domingo, inclusive nos feriados e pontos facultativos. As outras três operam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já UPHs e a UPA atendem 24 horas, todos os dias.

Os PAs, por sua vez, funcionam das 19h às 17h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos. Para conseguir suprir a demanda, o Executivo ainda anunciou que disponibilizará, em breve, duas unidades de saúde móveis para atender casos de gripe e Covid-19.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Vinícius Camargo

Foto: Pixabay

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Gilmar Mendes vota pela liberdade de Robinho em Plenário do STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…

5 horas atrás

PF pede quebra de sigilos de responsável pelo atentado em Brasília

A Polícia Federal (PF) decidiu pedir a quebra do sigilo fiscal, bancário e telemático de Francisco Vanderlei…

5 horas atrás

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

23 horas atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

24 horas atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

24 horas atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

1 dia atrás