Jornalismo

Atendimentos à síndrome gripal sobem 235% na rede de saúde municipal

Os atendimentos de casos de síndrome gripal na rede municipal de saúde de Sorocaba cresceram 253,77% na primeira semana de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. Entre os dias 1ª a 9 de janeiro deste ano, foram 6.902 registros nas unidades de urgência e emergência, ante 1.951, no ano passado.

O número mais que triplicou. Os dados constam de levantamento feito pela Secretaria da Saúde (SES) da cidade, a pedido do Jornal Cruzeiro do Sul.

Em 2022, até o momento, foram confirmados cinco casos de influenza, sendo três de H3N2. Todos os pacientes precisaram ser internados, e dois morreram. Em 2021, houve oito confirmações, com todos hospitalizados e dois óbitos.

O comparativo considera apenas as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs). Não são contabilizadas as assistências nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sentinelas, pois, em janeiro de 2021, elas ainda não haviam sido implantadas.

De 30 de dezembro do ano passado, quando foram implementadas as três primeiras, a 9 de janeiro deste ano, essas UBSs, especificamente, atenderam 2.646 casos.

Sentinelas

Em 30 de dezembro, o Executivo transformou as UBSs da Vila Fiori, Jardim Simus e do Éden em sentinelas. Isto é, foram destinadas para atender exclusivamente casos de síndrome gripal. Já em 5 de janeiro deste ano, a administração municipal anunciou, também, a mudança da unidade do Jardim São Guilherme para sentinela.

Como a busca por assistência cresceu ainda mais, no dia 9, a prefeitura divulgou a criação de mais uma sentinela, em prédio anexo à Unidade de Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste.

Além disso, outras nove unidades de urgência e emergência igualmente atendem casos de gripe. São elas: Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Éden, bem como os Pronto-Atendimentos (PAs) Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba I e São Bento.

As unidades sentinelas do Jardim São Guilherme e da UPH Zona Leste atendem 24 horas por dia, de domingo a domingo, inclusive nos feriados e pontos facultativos. As outras três operam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já UPHs e a UPA atendem 24 horas, todos os dias.

Os PAs, por sua vez, funcionam das 19h às 17h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos. Para conseguir suprir a demanda, o Executivo ainda anunciou que disponibilizará, em breve, duas unidades de saúde móveis para atender casos de gripe e Covid-19.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Vinícius Camargo

Foto: Pixabay

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil de Itu deflagra “Operação Ozempic” e prende suspeito de roubo a farmácia

A Polícia Civil de Itu deflagrou na última sexta-feira (17/01), em Barueri (SP), a “Operação…

9 horas atrás

São Bento fica no empate contra a Votuporanguense na sua estreia em casa no Paulista

São Bento ficou no empate com a Votuporanguense, por 0 a 0, na tarde deste…

11 horas atrás

Reforma tributária isenta cesta básica de impostos

Regulamentada na última quinta-feira (16) após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária…

12 horas atrás

Menina sobrevivente de acidente de helicóptero deve ter alta hoje

O estado de saúde da menina de 12 anos de idade que sobreviveu à queda do…

15 horas atrás

População poderá receber dose gratuita da vacina contra a H1N1

A população receberá, gratuitamente, uma dose da vacina contra a H1N1, neste sábado (18), das…

20 horas atrás

Prefeituras fazem alerta sobre o golpe do alvará

Um novo tipo de fraude, chamada de golpe do alvará, está sendo aplicado em Boituva,…

21 horas atrás