O racionamento no abastecimento de água, com o sistema de rodízio, começa nesta segunda-feira (17) em Sorocaba.
A prefeitura informa que o plano recebeu aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).
A medida ainda foi deliberado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que recomendou a adoção de iniciativas de contingenciamento do consumo de água, como meio de minimizar os impactos da crise hídrica em 2022 e garantir a recomposição do nível dos reservatórios que atendem a Sorocaba e região, em especial da represa de Itupararanga.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), até o dia 24 de janeiro, as interrupções no fornecimento de água ocorrerão das 22h às 5h e, a partir do dia 25 de janeiro, das 18h às 6h.
Para o esquema de rodízio, o sistema de distribuição foi dividido em quatro grupos, com números semelhantes de ligações, consumo médio equivalente e possibilidade de realização de manobras operacionais no sistema.
Os bairros ficarão um dia sem água e três dias com abastecimento normalizado, de acordo com a divisão feita pelo Saae, e assim sucessivamente pelo período inicial de 30 dias.
Nesta segunda-feira (17), as interrupções ocorrem em áreas atendidas pelos Reservatórios ou Centros de Distribuições da Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru; no segundo dia (18/1): Booster Eldorado, Granja Olga, Caixa Eldorado, Brigadeiro, Astúrias, Iporanga 2, YKK, Vitória Régia, Herbert de Souza e Toyota; no terceiro dia (19/1): Mosteiro São Bento, Centro, João Romão, Naria Eugênia, Sorocaba 1, Ipatinga, Santana, Aparecidinha e Nikkey; e no quarto dia (20/1): Sevilha, Campolim, ETA Cerrado, Rede 6, Planalto, Horto, Parque São Bento, Carandá e Altos do Ipanema.
Veja abaixo todos os bairros afetados pelo rodízio neste primeiro dia:
A relação completa de cada bairro atendido por determinado reservatório da cidade, para saber o dia exato em que haverá a interrupção no fornecimento, poderá ser conferida em um hotsite especial criado para sintetizar todas as informações sobre o Plano de Contingenciamento do Saae Sorocaba. É possível, inclusive, visualizar em mapas qual bairro, dia a dia, terá o fornecimento temporariamente suspenso ou operando de maneira normal.
A consulta pode ser feita clicando no banner disponível no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br) e no site do Saae (www.saaesorocaba.com.br) ou, ainda, pelo link direto: www.sorocaba.sp.gov.br/rodiziodeagua.
Outro canal de comunicação com a população é o WhatsApp (15) 99850-3936, acessando o item “Informações do Rodízio”, assim como via sistema Fale Conosco, pelo e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .
A partir desta segunda-feira (17), o Saae Sorocaba também disponibilizará o telefone: (15) 3224-5858, exclusivamente para essa finalidade.
A autarquia orienta os moradores a manterem os reservatórios das caixas d’água de seus estabelecimentos na capacidade máxima, na véspera da data programada da interrupção do fornecimento, como forma preventiva e para minimizar possíveis transtornos.
Com informações da Secom Sorocaba
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…