O racionamento no abastecimento de água, com o sistema de rodízio, começa nesta segunda-feira (17) em Sorocaba.
A prefeitura informa que o plano recebeu aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).
A medida ainda foi deliberado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que recomendou a adoção de iniciativas de contingenciamento do consumo de água, como meio de minimizar os impactos da crise hídrica em 2022 e garantir a recomposição do nível dos reservatórios que atendem a Sorocaba e região, em especial da represa de Itupararanga.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), até o dia 24 de janeiro, as interrupções no fornecimento de água ocorrerão das 22h às 5h e, a partir do dia 25 de janeiro, das 18h às 6h.
Para o esquema de rodízio, o sistema de distribuição foi dividido em quatro grupos, com números semelhantes de ligações, consumo médio equivalente e possibilidade de realização de manobras operacionais no sistema.
Os bairros ficarão um dia sem água e três dias com abastecimento normalizado, de acordo com a divisão feita pelo Saae, e assim sucessivamente pelo período inicial de 30 dias.
Nesta segunda-feira (17), as interrupções ocorrem em áreas atendidas pelos Reservatórios ou Centros de Distribuições da Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru; no segundo dia (18/1): Booster Eldorado, Granja Olga, Caixa Eldorado, Brigadeiro, Astúrias, Iporanga 2, YKK, Vitória Régia, Herbert de Souza e Toyota; no terceiro dia (19/1): Mosteiro São Bento, Centro, João Romão, Naria Eugênia, Sorocaba 1, Ipatinga, Santana, Aparecidinha e Nikkey; e no quarto dia (20/1): Sevilha, Campolim, ETA Cerrado, Rede 6, Planalto, Horto, Parque São Bento, Carandá e Altos do Ipanema.
Veja abaixo todos os bairros afetados pelo rodízio neste primeiro dia:
A relação completa de cada bairro atendido por determinado reservatório da cidade, para saber o dia exato em que haverá a interrupção no fornecimento, poderá ser conferida em um hotsite especial criado para sintetizar todas as informações sobre o Plano de Contingenciamento do Saae Sorocaba. É possível, inclusive, visualizar em mapas qual bairro, dia a dia, terá o fornecimento temporariamente suspenso ou operando de maneira normal.
A consulta pode ser feita clicando no banner disponível no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br) e no site do Saae (www.saaesorocaba.com.br) ou, ainda, pelo link direto: www.sorocaba.sp.gov.br/rodiziodeagua.
Outro canal de comunicação com a população é o WhatsApp (15) 99850-3936, acessando o item “Informações do Rodízio”, assim como via sistema Fale Conosco, pelo e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .
A partir desta segunda-feira (17), o Saae Sorocaba também disponibilizará o telefone: (15) 3224-5858, exclusivamente para essa finalidade.
A autarquia orienta os moradores a manterem os reservatórios das caixas d’água de seus estabelecimentos na capacidade máxima, na véspera da data programada da interrupção do fornecimento, como forma preventiva e para minimizar possíveis transtornos.
Com informações da Secom Sorocaba
A promoção “Quanto Mais Tauste Melhor”, realizada pelo Tauste Supermercados, foi encerrada na última quinta-feira…
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira (22).…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira você fica sabendo sobre os cursos gratuitos de canto coral e…
O serviço de locação de guarda-chuvas compartilhado para a população está disponível em cinco terminais…
Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de…
O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o programa de Agentes Locais de Inovação (ALI)…