Morreu neste sábado (22), aos 78 anos, o comentarista esportivo Mauro Nóbrega. Ele estava internado no hospital Unimed desde a sexta-feira (21), após ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Mauro era natural de Porto Feliz, cidade onde vivia. Além de mulher, filhos e netos, ele também deixa um legado para o rádio e seguirá como exemplo para muito amigos.
Em seu site, o Terceiro Tempo, Milton Neves, amigo próximo de Mauro, lembra que foi o comentarista que o apresentou para uma das maiores cervejarias do Brasil, ajudando a promover um contrato de sete anos. “Foi ele quem me apresentou ao executivo Rosã Francischinelli, diretor da cervejaria Schincariol, em 1994. Nascia, ali, pela Jovem Pan AM, a primeira divulgação publicitária realmente profissional da monumental empresa de bebidas de Itu-SP na mídia eletrônica”, escreve Neves.
Na Jovem Pan, Mauro Nóbrega transmitiu emoções em suas análises entre 1986 e 2002. Ele ainda teve passagem pelas rádios Emissora Portofelicense e Convenção de Itu. Em Sorocaba integrou a equipe esportiva da Cruzeiro FM.
“Ele chegou na rádio em 2010. Trabalhei com ele de 2011 até o final de 2015”, conta o narrador Nilson Duarte, com quem dividiu microfones e cabines de transmissão em inúmeras partidas de futebol. “Não é porque, infelizmente morreu, mas é um ser humano completamente diferenciado. Me ajudou demais na minha chegada à Cruzeiro. Me deu diversos toques, me ajudou muito profissionalmente. Uma pessoa de um coração extraordinário, uma perda bastante triste, muito triste”, lamenta.
Conforme Duarte, são muitas as histórias. “Passamos por diversos momentos. A gente fez muito jogo interior afora. Uma vez, em Votuporanga, a torcida do Votuporanguense queria bater na equipe. O Mauro estava na equipe, um senhor de já quase 70 anos. Em outro jogo, em Santo André, o São Bento marcou um gol na última hora… daqui a pouco eu vi esse homem com vontade de chorar do meu lado. A hora que que eu acabei a narração, ele me cutucou e falou “Nilson, eu estou com vontade de chorar. O que que eu faço?” Chora Mauro”. Aí ele chorou por uns quinze, vinte minutos. Tem um áudio dele no arquivo da rádio. Ele está superemocionado”, relembra, na ocasião do São Bento à Série A1. “Um coração espetacular. Que Deus o receba bem e que conforte o coração dos familiares”, termina.
Em 1994, em ocasião da Copa do Mundo de Futebol, conquistou um dos maiores prêmios do rádio brasileiro, o Troféu Bola de Ouro. Três anos depois, em 1997, foi eleito o melhor comentarista do Brasil, em votação por técnicos do futebol nacional.
Em 2015, por iniciativa do vereador Hélio Godoy, foi homenageado pela Câmara de Sorocaba. Ele recebeu a Medalha de Mérito Esportivo Newton Correa. A homenagem se deu pelos relevantes serviços ao esporte da cidade.
O sepultamento acontece às 18 horas no Cemitério Municipal de Porto Feliz.
Reportagem de MARCEL SCINOCCA – Jornal Cruzeiro do Sul
Em virtude do volume de casos de virose na última semana na cidade, a Prefeitura…
O novo comandante do 7° BPM/I (Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior), Ten Cel…
Começamos a semana com destaque para estreia nos cinemas das cidades; cursos do instituto municipal…
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o País…
Estudo da Fundação Seade revelou que a estimativa da expectativa de vida para o Estado…
Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento…