Jornalismo

Brasil pode ter explosão de casos de Covid em fevereiro, afirma Queiroga

Mesmo com o aumento exponencial de novos casos de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas, o Ministério da Saúde prevê que o pico ocorrerá somente em fevereiro.

“O pico da onda Ômicron acontece cerca de 45 dias após o início das infecções. Então temos que nos preparar para os próximos 30 dias, quando teremos o maior número de casos e, consequentemente, uma maior pressão sobre o sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira (24). 

De acordo com ele, a preocupação da pasta é avançar com a imunização e aumentar a capacidade de atendimento na rede pública, a fim de suportar a pressão esperada. 

Pensando nisso, o Ministério da Saúde prorrogou, por mais 30 dias, a ajuda de custo dada a estados e municípios para a manutenção de 14.254 mil leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ainda assim, Queiroga observou a necessidade de investir nas vagas para atender casos menos graves. Segundo o ministro, o perfil do paciente Ômicron demanda mais de leitos clínicos, e, por isso, o objetivo é “fortalecer o atendimento da atenção primária.” 

Além de continuar apoiando a abertura de leitos de enfermaria e de UTI, Queiroga frisou que a estratégia para minimizar a pressão no SUS consiste em intensificar a testagem e a vacinação. O ministro citou os esforços sobretudo no Norte do país. “A região mais vulnerável é a Norte. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal com a segunda dose da vacina e a dose de reforço, sobretudo no público mais vulnerável”, disse, completando que a pasta acompanha e os estados da região. 

Para intensificar a testagem, o Ministério da Saúde planeja distribuir, até março, 80 milhões de testes rápidos de antígenos para detectar a doença. A liberação do autotestes continua sendo uma estratégia defendida pela pasta a fim de acelerar e ampliar os diagnósticos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) adiou a decisão que poderia liberar a comercialização e uso dos autotestes no país e aguarda informações do Ministério da Saúde para decidir sobre o tema. 

“Essas informações estão sendo discutidas com a área técnica e o objetivo é concluir o mais rápido possível para que a população brasileira que desejar adquirir testes em farmácia o faça para ampliarmos a capacidade de testagem e termos um acompanhamento melhor do cenário epidemiológico”, destacou Queiroga. 

Mesmo ainda sem a estratégia e com instabilidades no sistema de inserção de dados, o número de novos casos de Covid-19 aumentou drasticamente nas últimas semanas. De acordo com levantamento do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a média móvel de 7 dias de casos da doença está em 149.085, o que representa o sexto recorde consecutivo e um aumento de 311% em comparação com a média de duas semanas atrás. A alta ocorre desde o dia 2 de janeiro.

Com informações do Portal R7

Foto: Divulgação/ Governo de Sp

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Exército de Israel fecha sucursal da Al Jazeera na Cisjordânia

A rede de televisão Al Jazeera informou que forças israelenses invadiram neste sábado, 21 (manhã…

13 horas atrás

Polícia Civil prende 11 pessoas em 10 dias na região de Sorocaba

Nos últimos dez dias, de 10 a 20 de setembro, a Polícia Civil, por meio…

15 horas atrás

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite deste sábado (21) em Nova…

21 horas atrás

Corinthians vence Atlético-GO na estreia de Depay

O Corinthians voltou a vencer no Brasileirão para tentar sair da zona de rebaixamento. Neste…

1 dia atrás

Delegado Mauro Guimarães Soares é morto em tentativa de assalto

O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado…

2 dias atrás

Ônibus com time de futebol americano tomba e deixa 3 mortos

Um ônibus fretado que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles Oficial, da cidade…

2 dias atrás