A Prefeitura de Sorocaba informa que já concluiu 57,1% das obras de construção do viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba, que interligará as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães. A obra deve ser finalizada neste primeiro semestre de 2022, segundo a administração municipal.
O viaduto terá 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego. O valor total está orçado em R$ 19,9 milhões, custeado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
As obras estão sob a responsabilidade da Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead).
“O tamanho da estrutura, na atual fase da obra, não passa despercebida por quem transita por esse ponto na Zona Norte. A etapa de adequação das vias alternativas de trânsito nos arredores foi mais complexa, para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores da obra, e os trabalhos no viaduto avançam rapidamente”, aponta Rodrigo Faria, engenheiro da UEP.
Até o momento, 99,6% dos serviços preliminares, de preparação do local, já foram realizados, além de 94% das intervenções de infraestrutura. Outras frentes de trabalho seguem em paralelo: a de superestruturas atingiu 46% do total previsto; a de pavimentação, 34,5%; movimentação de terra, 22,3% e paisagismo, 20,7%.
Todos os pilares de sustentação do viaduto estão prontos e a maior parte da equipe concentra esforços na amarração das ferragens.
A implantação de redes de drenagem, do sistema de iluminação com tecnologia de LED e toda a sinalização viária terão início mais adiante e, conforme previstas em contrato, estão inclusas no projeto como as etapas finais da obra.
O novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação, agilizando os deslocamentos nessa região da Zona Norte, inclusive, o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do Sistema BRT. O acesso entre as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães será direto, sem passar pela Avenida Itavuvu.
Com informações da Secom Sorocaba
Fotos: Secom Sorocaba
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…