Nos últimos dias, a região de Sorocaba e todo o estado de São Paulo estão registrando temperaturas altas, entre 30ºC e 35ºC e o calor exige mais atenção na proteção dos olhos.
Neste verão, os raios UV (ultravioleta) chegam com maior intensidade, afirma a médica Gabriela Filgueiras Sales, oncologista e vice-diretora da Maple Tree Brasil.
Por isso, é necessário redobrar a atenção com os olhos, os quais, juntamente à pele, são as partes mais estão sujeitas a riscos decorrentes da exposição ao sol.
Os problemas decorrentes da falta de cuidado com os olhos no verão incluem desde a conjuntivite e ceratite de exposição, que se manifestam com sintomas como irritação dos olhos, sensação de corpo estranho neles ou desconforto com a luminosidade, até outros mais graves.
De acordo com a especialista, anos de exposição dos olhos ao sol sem proteção adequada – isto é, óculos escuros, bonés ou chapéus – podem causar o surgimento de alguns tumores oculares e aumentar sensivelmente o risco de catarata.
Em relação ao horário de maior risco, às crianças é recomendado que tomem sol até às 10 horas ou após às 17 horas, o que vale também para os dias nublados.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…