A economia de São Paulo cresceu cinco vezes mais que a do Brasil, com PIB (Produto Interno Bruto) acumulado de 7,5% de 2019 até o terceiro trimestre de 2021, segundo a Fundação Seade. A estimativa do PIB estadual no ano passado aponta para expansão de 5,9%, ante projeção máxima de 4,5% para o país.
De acordo com a Seade, é a primeira vez, desde o início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1995, que a economia de São Paulo cresce mais do que o Brasil por três anos consecutivos.
“Como São Paulo liderou o processo de vacinação, isso tem um impacto muito grande na economia”, afirmou Henrique Meirelles, Secretário de Fazenda e Planejamento do Estado.
O levantamento também apontou fatores do crescimento consistente do PIB em São Paulo, como a economia estadual diversificada e altamente especializada e a concentração da indústria de alta e média-alta tecnologia, além de a capital ser o maior centro financeiro da América Latina.
Em relação ao crescimento projetado de 2021, a Seade levou em conta o indicador denominado PIB+30 para a projeção estadual de 5,9%. Os segmentos com crescimentos mais expressivos no ano passado foram informação e comunicação (16,7%), educação e saúde privada (13,2%), transportes e armazenagem (12,1%) e construção civil (9,9%).
Ouça a reportagem de André Fazano!
Foto: Arquivo/ Agência Brasil
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…