O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba ampliou as ações de educação ambiental, realizadas de porta em porta, assim como de fiscalização para evitar o desperdício de água. As medidas foram intensificadas neste período de rodízio no abastecimento, que começou no dia 17 de janeiro.
Os trabalhos são executados pelas equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização do Saae/Sorocaba. “São ações complementares, realizadas em todas as regiões da cidade, no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de fazer o uso consciente da água e contribuir para o restabelecimento do nível dos mananciais que atendem à nossa cidade”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
A equipe de Educação Ambiental conta com 12 servidores municipais, que fazem visitas às residências, inclusive nos fins de semana, entregando aos munícipes um folheto educativo, com dicas de como fazer o uso consciente da água.
Já o trabalho de fiscalização é feito por 22 agentes da autarquia, que visitam imóveis, residenciais ou comerciais, que foram alvos de denúncias de desperdício de água. Na ocasião, além do bate-papo educativo, os proprietários são notificados sobre a necessidade de economizar água e o risco de autuação. Esses agentes, em caso de flagrante de desperdício, têm autoridade para autuar o infrator.
Desde o início do Plano de Racionamento, o Saae/Sorocaba recebeu 164 denúncias de desperdício de água, e todas foram checadas ou estão sendo neste momento, por meio de visita aos locais. Em média, cada equipe de fiscais realiza cinco visitas, por dia. Desde o dia 17 de janeiro deste ano, foram emitidas 16 notificações de flagrante, que ainda estão no prazo para apresentação de recurso.
Segundo levantamento do Saae/Sorocaba, cerca de 60% das denúncias recebidas são quanto ao uso de mangueiras para lavar a calçada ou a garagem de casa, quando o recomendado é utilizar balde com água de reuso.
As queixas são recebidas via WhatsApp: (15) 99850-3936, e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br ou atendimento presencial nas Casas do Cidadão ou na Unidade de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping. Solicitação de outros serviços ou apontamento de casos de vazamento devem ser feitos ao Saae/Sorocaba pelo telefone: 0800 770 1195.
O material distribuído apresenta dicas e orientações, como: jamais deixar a torneira aberta o tempo todo, enquanto realiza atividades, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres; procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem na máquina e não fazê-la todos os dias; tomar banhos breves; corrigir situações de torneiras pingando; manter a válvula de descarga do vaso sanitário regulada, entre outras.
Autuações
Com o racionamento, em vigor há 9 dias, é proibido em Sorocaba usar a mangueira para lavar calçadas, ruas, jardins, quintais e carros. A ideia é que os sorocabanos usem baldes e uma menor quantidade de água para fazer a limpeza de seus imóveis.
Quem desrespeitar a regra será multado em 20 vezes o valor mínimo da tarifa de água da categoria do usuário (R$ 374,80 a R$ 1.878,60). Se houver reincidência, o valor sobe para 40 vezes o valor da tarifa (R$749,60 a R$ 3.757,20) Os moradores notificados terão 10 dias para protocolar recurso.
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
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