O atleta Erick Vianna, de 28 anos, integra a Seleção Brasileira de Bobsled, que disputará a Olimpíada de Inverno, em Pequim. Ele faz parte da Associação de Atletismo Pista e Campo de Sorocaba (AAPC Sorocaba), que é parceira da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav). A competição internacional teve a abertura oficial realizada nesta sexta-feira (4).
Natural de Araraquara, Erick iniciou sua trajetória rumo a Pequim em 2018, após os Jogos Olímpicos de PyeongChang, junto ao treinador Josimar Silva. Nos anos de 2019 e 2020, ele ficou entre os quatro melhores na categoria “2man”, pela Copa América, e em 11° lugar no “4man”, pela Copa Europa, na Áustria.
“Já, nesta temporada 2021/2022, disputamos toda a etapa da Copa América, ficando entre os cinco melhores na competição. Com isso, figuramos entre os 22 melhores no ranking mundial, garantindo, assim, a qualificação para Pequim 2022”, ressalta o atleta que, em Sorocaba, treinou atletismo para auxiliar nos preparativos para o bobsled.
O secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro Souza considera um grande orgulho contar com um atleta que representa Sorocaba na Olimpíada de Inverno de Pequim, destacando o nome da cidade mundialmente. “Parabéns a ele, por todo o esforço e dedicação, e também à AAPC Sorocaba, pelo ótimo trabalho realizado ao longo dos últimos anos”, complementa.
De acordo com o presidente da AAPC Sorocaba, Zenilton Rocha, a convocação de Erick representa um grande avanço na história da Associação. “É uma honra tê-lo em nossa equipe, pois, ao término do período de treinamentos específicos para as competições de inverno, Erick direcionará suas atividades para as competições de verão, representando Sorocaba nos Jogos Regionais e Abertos, nas competições da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)”, acrescenta.
Entenda o esporte
O bobsled é um esporte que foi inventado pelos suíços, por volta do ano de 1860. Praticado no inverno, a equipe pode ser composta de 2 a 4 atletas. Os praticantes correm por cerca de 50 metros empurrando o trenó e, em seguida, pulam para dentro do equipamento. Essa distância é percorrida em menos de 6 segundos, acelerando o trenó a 40 km/h.
Na competição, a equipe faz três descidas com o trenó. O tempo de cada percurso total é somado e os 20 mais rápidos realizam a quarta e decisiva partida. O conjunto com o menor tempo total vence o jogo.
Com informações da Secom Sorocaba
Fotos: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…