A Prefeitura de Sorocaba solicitará à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Ministério do Desenvolvimento Regional mudanças na execução das obras do corredor Oeste do BRT (Bus Rapid Transit).
As intervenções previstas são do terceiro e último trecho exclusivo desse sistema no município, oriundo de contrato firmado, em 2018, entre a concessionária de transporte e a gestão pública anterior.
A solicitação, que representa o pleito dos comerciantes da região onde serão realizadas as obras desse corredor, será feita pelo prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, e do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto, em reunião com o presidente da CEF, Pedro Guimarães, e o ministro Rogério Marinho, a ser realizada já nos próximos dias, por intermédio do deputado federal Capitão Derrite (PP). Na ocasião, é esperada também a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Um dos requerimentos apresentados pelo prefeito de Sorocaba será a mudança de lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita da Avenida General Carneiro, e não na faixa da esquerda, como funciona hoje no corredor Norte, entre as avenidas Itavuvu e Ipanema e é previsto no contrato.
A ideia é adotar o modelo do BRT aplicado nas avenidas São Paulo (corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (corredor Sul) e cancelar a construção das estações de ônibus no canteiro central da General Carneiro.
O chefe do Executivo sorocabano destaca, ainda, que o projeto do BRT, com todas as suas definições para os corredores urbanos nos eixos Norte, Sul, Leste e Oeste, foi autorizado e assinado durante gestão administrativa anterior e não representa uma prioridade do atual governo.
O prefeito Rodrigo Manga falou sobre este pedido, em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (09) ao Jornal da Cruzeiro. Ouça!
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