Jornalismo

Queiroga rebate Doria e diz que quarta dose é decisão do ministério

Após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar que adotará a aplicação de uma quarta dose contra a Covid-19, independente do aval federal, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta quarta-feira (9), que esta é uma decisão técnica que compete ao Ministério da Saúde e que o anúncio do governador paulista é mais uma “interferência”. 

“O governador de São Paulo e outros chefes do executivo, sejam de estados ou municípios, muitas vezes interferem no processo decisório a respeito da imunização. Às vezes são interferências oportunas, mas essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera esse processo e tem a obrigação de garantir aos brasileiros esse direito”, afirmou Queiroga, em conversa com jornalistas na Câmara dos Deputados.

Com as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os entes federados têm autonomia para realizar aplicações. No entanto, o ministro ressaltou que quem tem feito as compras e distribuições é o governo federal, dando a entender que, de uma forma ou de outra, os gestores locais precisam seguir as orientações do ministério. “O programa é gerenciado pela Secovid (Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19). E as doses são entregues conforme as decisões de natureza técnica. Então, se cada um quiser seguir de uma forma, o que vai acontecer?”, questionou Queiroga.

Indagado sobre um possível efeito cascata de outros governadores decidirem por conta própria sobre a incoporação de uma quarta dose, o ministro foi enfático: “Eu não temo nada. Estou preparado pra fazer política pública. Temos que passar pra uma mensagem de equilíbrio, de tranquilidade pra avançarmos juntos seguindo uma orientação central baseada na evidência científica de melhor qualidade”. 

Por enquanto, o Ministério da Saúde descarta a aplicar de uma quarta dose da vacina contra a Covid-19, mas é possível que a aplicação seja a “dose de 2022” do imunizante. Em São Paulo, a adoção da medida também não será imediata, mas a perspectiva é de uma dose adicional para os próximos meses. 

Com informações do Portal R7

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

21 minutos atrás

Sesc Sorocaba apresenta programação do Encontro de Lutas

O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…

42 minutos atrás

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

20 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

22 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

1 dia atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás