A multinacional Toyota projeta um crescimento de cerca de 12% nas vendas em 2022. Para manter o ritmo crescente, em sintonia com o mercado regional da América Latina, a montadora estima um crescimento de 20% na produção em 2022 frente a 2021, nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba. Do volume previsto em produção, 75.000 veículos serão destinados à exportação.
Apesar dos desafios enfrentados, a Toyota fechou o ciclo de 2021 com quase 175 mil unidades comercializadas, um crescimento de 26% em relação a 2020. Já a produção finalizou o ano com cerca de 172 mil unidades fabricadas nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba, o que representa um crescimento de 48% em comparação ao ano anterior.
O retorno do terceiro turno na planta de Sorocaba, em novembro do ano passado, colaborou para o aumento significativo no volume de produção em dezembro de 2021, mas o acréscimo se deve também a outros fatores, como a base de comparação com 2020, que foi um ano altamente impactado pela pandemia da Covid-19, o trabalho em consonância com equilíbrio de oferta e demanda e o aprimoramento das capacidades instaladas nas fábricas da Toyota no território nacional.
Das 550 novas vagas geradas com a volta do terceiro turno em Sorocaba, 37% foram ocupadas por mulheres, que, segundo a multinacional “passaram a fazer parte deste momento marcante da companhia”.
Somente na planta de Sorocaba, foram produzidos 54.183 Corolla Cross, 42.980 Yaris e 19.683 Etios, este último, destinado ao mercado de exportação. O modelo Corolla Cross foi o responsável por expandir a presença da Toyota na América Latina e Caribe, ao ser exportado para 22 países da região. Atualmente, a multinacional exporta para a Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Uruguai, Panamá, Paraguai, entre outros.
Pelo segundo ano o Toyota Corolla foi o líder de vendas do segmento de sedãs médios, com 41.900 unidades comercializas. A Hilux garantiu a liderança no mercado de picapes médias com 45.884 unidades vendidas.
O Corolla Cross, modelo lançado em março de 2021, aparece como terceiro destaque da montadora, com 34.253 vendas em apenas dez meses de mercado. Deste total, 30% das vendas foram das versões híbridas, o que fez do modelo o veículo eletrificado mais vendido no Brasil em 2021, ano em que o setor de veículos eletrificados bateu recorde de vendas no País, superando 30 mil unidades vendidas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Virgínia Kleinhappel Valio
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