Jornalismo

Toyota projeta crescimento de 20% na produção em Sorocaba e Indaiatuba

A multinacional Toyota projeta um crescimento de cerca de 12% nas vendas em 2022. Para manter o ritmo crescente, em sintonia com o mercado regional da América Latina, a montadora estima um crescimento de 20% na produção em 2022 frente a 2021, nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba. Do volume previsto em produção, 75.000 veículos serão destinados à exportação.

Apesar dos desafios enfrentados, a Toyota fechou o ciclo de 2021 com quase 175 mil unidades comercializadas, um crescimento de 26% em relação a 2020. Já a produção finalizou o ano com cerca de 172 mil unidades fabricadas nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba, o que representa um crescimento de 48% em comparação ao ano anterior.

O retorno do terceiro turno na planta de Sorocaba, em novembro do ano passado, colaborou para o aumento significativo no volume de produção em dezembro de 2021, mas o acréscimo se deve também a outros fatores, como a base de comparação com 2020, que foi um ano altamente impactado pela pandemia da Covid-19, o trabalho em consonância com equilíbrio de oferta e demanda e o aprimoramento das capacidades instaladas nas fábricas da Toyota no território nacional.

Das 550 novas vagas geradas com a volta do terceiro turno em Sorocaba, 37% foram ocupadas por mulheres, que, segundo a multinacional “passaram a fazer parte deste momento marcante da companhia”.

Somente na planta de Sorocaba, foram produzidos 54.183 Corolla Cross, 42.980 Yaris e 19.683 Etios, este último, destinado ao mercado de exportação. O modelo Corolla Cross foi o responsável por expandir a presença da Toyota na América Latina e Caribe, ao ser exportado para 22 países da região. Atualmente, a multinacional exporta para a Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Uruguai, Panamá, Paraguai, entre outros.

Veículos em destaque

Pelo segundo ano o Toyota Corolla foi o líder de vendas do segmento de sedãs médios, com 41.900 unidades comercializas. A Hilux garantiu a liderança no mercado de picapes médias com 45.884 unidades vendidas.

O Corolla Cross, modelo lançado em março de 2021, aparece como terceiro destaque da montadora, com 34.253 vendas em apenas dez meses de mercado. Deste total, 30% das vendas foram das versões híbridas, o que fez do modelo o veículo eletrificado mais vendido no Brasil em 2021, ano em que o setor de veículos eletrificados bateu recorde de vendas no País, superando 30 mil unidades vendidas.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Virgínia Kleinhappel Valio

Foto: Divulgação

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Em oito dias, Polícia Civil realiza 13 detenções na região de Sorocaba

Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…

15 horas atrás

MP interdita ponte na ligação entre Ibiúna e Mairinque

Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…

15 horas atrás

Sorocaba atinge a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…

19 horas atrás

Bombeiros suspendem buscas na ponte entre TO e MA por risco de novo desabamento

Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…

19 horas atrás

Revisão do gasto tributário feito pelo Governo de SP tem impacto de R$ 10 bilhões

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…

19 horas atrás

Câmara dos Deputados responde a Dino sobre pagamento de emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…

20 horas atrás