Jornalismo

SP inicia aplicação da 4ª dose contra Covid em idosos no dia 4 de abril

O coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, confirmou hoje (16) que a aplicação da 4ª dose de reforço nos idosos, contra a Covid-19, no dia 4 de abril.

Durante coletiva de imprensa do governo paulista, ele destacou que as pessoas com mais de 60 anos devem ser consideradas imunodeprimidos e por isso tem a necessidade de receber mais uma dose da vacina.

As pessoas com problemas de imunidade começaram a receber a 4ª dose em setembro de 2021 no estado de São Paulo e agora os idosos fazem parte deste grupo.

Gabbardo explicou que os idosos passam por um processo chamado de “imunossenescência”, em que há uma redução da capacidade imunológica deste público e por isso há uma queda no tempo em que estas pessoas vacinadas apresentam a imunidade contra a Covid-19.

Ainda de acordo com o coordenador executivo do Comitê Cientifico, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos publicou recentemente um estudo em que mostra que após a 3ª dose da vacina, os idosos tiveram uma proteção de 91% para casos graves da doença, já considerando o avanço da variante Ômicron.

Quatro meses depois desta vacinação de reforço, a imunidade caiu para 78% e isso pode explicar porque hoje os hospitais têm em sua maioria idosos internados com a Covid-19.

O cronograma para a aplicação da 4ª dose será elaborado por faixa etária, começando com os paulistas com mais de 90 anos e chegando até ás pessoas de 60 anos.

As datas ainda serão definidas pelo governo do estado de São Paulo, de acordo com a disponibilidade de vacinas até o dia 4 de abril. Não há uma orientação sobre qual “marca” de vacina que será usada e isso dependerá das doses que estarão disponíveis, segundo Gabbardo.

O Ministério da Saúde é contra a aplicação da 4ª dose neste momento, porque a pasta prefere reforçar a vacinação das 2ª e 3ª doses, antes de iniciar mais um reforço.

O médico João Gabbardo disse que concorda com o fato do ministério reforçar a conclusão da imunização dos faltosos destas doses, mas acredita que a inclusão dos idosos é necessária para melhorar a imunidade deste grupo para a Covid-19.

Foto: Divulgação/ Governo de SP

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

16 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

18 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

20 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

2 dias atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás