Jornalismo

SP inicia aplicação da 4ª dose contra Covid em idosos no dia 4 de abril

O coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, confirmou hoje (16) que a aplicação da 4ª dose de reforço nos idosos, contra a Covid-19, no dia 4 de abril.

Durante coletiva de imprensa do governo paulista, ele destacou que as pessoas com mais de 60 anos devem ser consideradas imunodeprimidos e por isso tem a necessidade de receber mais uma dose da vacina.

As pessoas com problemas de imunidade começaram a receber a 4ª dose em setembro de 2021 no estado de São Paulo e agora os idosos fazem parte deste grupo.

Gabbardo explicou que os idosos passam por um processo chamado de “imunossenescência”, em que há uma redução da capacidade imunológica deste público e por isso há uma queda no tempo em que estas pessoas vacinadas apresentam a imunidade contra a Covid-19.

Ainda de acordo com o coordenador executivo do Comitê Cientifico, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos publicou recentemente um estudo em que mostra que após a 3ª dose da vacina, os idosos tiveram uma proteção de 91% para casos graves da doença, já considerando o avanço da variante Ômicron.

Quatro meses depois desta vacinação de reforço, a imunidade caiu para 78% e isso pode explicar porque hoje os hospitais têm em sua maioria idosos internados com a Covid-19.

O cronograma para a aplicação da 4ª dose será elaborado por faixa etária, começando com os paulistas com mais de 90 anos e chegando até ás pessoas de 60 anos.

As datas ainda serão definidas pelo governo do estado de São Paulo, de acordo com a disponibilidade de vacinas até o dia 4 de abril. Não há uma orientação sobre qual “marca” de vacina que será usada e isso dependerá das doses que estarão disponíveis, segundo Gabbardo.

O Ministério da Saúde é contra a aplicação da 4ª dose neste momento, porque a pasta prefere reforçar a vacinação das 2ª e 3ª doses, antes de iniciar mais um reforço.

O médico João Gabbardo disse que concorda com o fato do ministério reforçar a conclusão da imunização dos faltosos destas doses, mas acredita que a inclusão dos idosos é necessária para melhorar a imunidade deste grupo para a Covid-19.

Foto: Divulgação/ Governo de SP

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Portal da Mulher Paulista reúne principais programas e serviços voltados à mulher no Governo do Estado

O jornalismo da Cruzeiro FM entrevistou a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria…

5 horas atrás

Produção industrial cresce em 7 de 15 locais em setembro, mostra IBGE

A produção industrial brasileira teve alta de 1,1% em setembro na comparação com o mês anterior. O…

6 horas atrás

Desabamento após explosão deixa três mortos em Maceió (AL)

Três pessoas morreram após a explosão de um botijão de gás seguido de desabamento de…

6 horas atrás

Como o novo governo de Trump nos EUA pode impactar a economia brasileira

A vitória de Donald Trump, que conquistou o segundo mandato de presidente dos Estados Unidos nesta…

6 horas atrás

Deputada acompanha atentamente o projeto da Rota Sorocabana

A deputada estadual Maria Lucia Amary foi entrevistada no Jornal da Cruzeiro nesta quinta-feira (7).…

6 horas atrás

Vereadora eleita Jussara Fernandes é entrevistada no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

7 horas atrás