Jornalismo

Polícia Civil diz que pelo menos 134 pessoas estão desaparecidas em Petrópolis

A Polícia Civil recebeu informações de que, até o início da manhã de hoje (17), havia 134 pessoas desaparecidas depois do temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana fluminense, na última terça-feira (15). As informações estão sendo recolhidas pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

De acordo com a Polícia Civil, os agentes estão percorrendo pontos de apoio e abrigos da cidade. Os dados serão cruzados com a relação de corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML) da região.

Uma força-tarefa com cerca de 200 peritos legistas e criminais, papiloscopistas, técnicos e auxiliares de necropsia, servidores de cartório e de diversas delegacias está trabalhando para agilizar a identificação e liberação dos corpos. Trinta e três vítimas haviam sido identificadas até o início da manhã de hoje.

Até agora, 105 mortes foram confirmadas, informou a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro em seu último relatório. Vinte e quatro pessoas foram resgatadas com vida.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro segue ininterruptamente, desde a tarde de terça-feira (15), as operações de busca e resgate por vítimas das fortes chuvas que atingiram o município de Petrópolis, na região serrana”, diz a nota.

“Os militares acessam todos os pontos seguros para as equipes. E, para isso, usam equipamentos como balão de iluminação, gerador, unidade rebocável de iluminação, refletores, headlamp e lanternas comuns. O protocolo exige, ainda, a presença de militares com apitos para casos de novos desmoronamentos.”

“Foi a pior chuva desde 1932”, declarou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. “É quase uma situação de guerra”, completou.

Várias estradas de Petrópolis foram transformadas em rios caudalosos com correntezas que varreram tudo em seu caminho e deixaram um rastro de casas reduzidas a escombros e veículos empilhados na água e na lama.

Alguns pontos de Petrópolis receberam até 260 milímetros de chuva em menos de seis horas, um volume superior à média histórica para todo o mês de fevereiro (240 mm), segundo a agência meteorológica Metsul.

Com informações da Agência Brasil e Portal R7

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

PROGRAME-SE 07/01/2025

No PROGRAME-SE desta terça-feira destaque para contação de história, de graça na Biblioteca Municipal de…

15 horas atrás

Nutricionista dá dicas para um ano mais saudável

As festas de fim de ano são regadas a fartura de bebidas e comidas mais…

15 horas atrás

Rota Sorocabana: obras importantes serão feitas na Rodovia João Leme dos Santos; prefeito confirma pedágio

O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…

15 horas atrás

Alta de casos de virose amplia atendimento nas UBSs de Sorocaba

Depois das comemorações de fim de ano, onde muitas pessoas viajaram ao litoral paulista, Sorocaba…

16 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 07/01/2025

O custo da cesta básica em Sorocaba encerrou 2024 no valor de R$ 1.165,61, registrando…

17 horas atrás

ACSO participa da NRF 2025 em Nova York para trazer inovações do varejo

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) estará presente na National Retail Federation (NRF) 2025, o…

17 horas atrás