A psicose pós-parto, ou psicose puerperal, é o transtorno psiquiátrico mais grave e menos frequente que pode acometer a mãe após o nascimento do bebê. Tem início súbito e costuma aparecer no segundo ou terceiro dia depois de ela dar à luz.
Habitualmente, as mulheres apresentam instabilidade emocional, confusão mental, desconfiança, nervosismo, delírios, alucinações, choro excessivo, estado de humor maníaco (pensar e falar extremamente rápido) e desorganização do comportamento, configurando emergência médica.
De acordo com a psiquiatra Elaine Henna, doutora em Ciências na área de Concentração em Psiquiatria pelo IPq-HC-FMUSP e assistente-doutora no Departamento de Saúde Coletiva e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP (onde também atua como supervisora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria), o transtorno é de causa multifatorial e complexa.
“Os fatores de risco associados incluem histórico pessoal e familiar de transtorno bipolar, psicose puerperal em gestação anterior, descontinuação de tratamento na gestação, privação de sono e alterações abruptas nos níveis hormonais” explica.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…