A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), promoveu, neste domingo (20), das 9h às 15h, no estacionamento frontal do Paço Municipal, o Drive-thru “A Fome não é Fake! – Socorro a Petrópolis”. A iniciativa superou a meta inicial das 10 toneladas e arrecadou mais de 25 toneladas de alimentos não perecíveis para serem destinados às vítimas das enchentes e deslizamentos no município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
O objetivo da ação foi contribuir com socorro rápido à parte da população daquela cidade fluminense, que passa por um momento crítico devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias e que têm provocado enchentes em vários pontos e inúmeros deslizamentos de terra. Os alimentos doados irão também para as equipes que estão trabalhando nos resgates, como o pessoal da Defesa Civil, Bombeiros e voluntários. As situações decorrentes das fortes chuvas são dramáticas e já provocaram a morte de mais de 100 pessoas, além de outra centena de desaparecidos.
Durante o evento, houve a participação de empresas, entidades, organizações, empresários e a população em geral nas doações de alimentos e cestas básicas, assim
como na ajuda para custear o fretamento dos mantimentos até Petrópolis (RJ).
O prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, tomaram a frente na organização dessa iniciativa, após contato que tiveram com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e de saber dele que o envio de alimentos é uma necessidade urgente de grande parte da população daquela cidade.
“Sorocaba deu um exemplo de união e solidariedade. Nunca houve uma arrecadação como essa, em tão pouco tempo, para poder ajudar pessoas de outro município. Além disso, fico emocionado, pois superamos nossa meta de 10 toneladas e acabamos atingindo um total de 25 toneladas para enviar a Petrópolis”, comenta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
Na ocasião, durante a arrecadação dos alimentos no Paço Municipal, a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, agradeceu ao povo sorocabano pela enorme solidariedade. “Muita gente entendeu o sentido da ação e os sorocabanos abraçaram a causa. A emoção foi muito grande de ver tantas pessoas doando alimentos a quem precisa”, relata a primeira-dama.
Nascida em Petrópolis, mas morando em Sorocaba, há anos, Elisabete Batista Sarnento não conteve suas lágrimas ao ver a ação movimentada e recebendo inúmeros alimentos, a todo o tempo. “Só tenho que agradecer a bondade dos sorocabanos em ajudar meus conterrâneos”, conta.
Em paralelo à ação de arrecadação de alimentos no local, a população também teve à disposição o serviço gratuito de testagem rápida de Covid-19, realizada pelas equipes da Secretaria da Saúde (SES) presentes.
As informações são da Prefeitura de Sorocaba
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…