Jornalismo

Pandemia reduz expectativa de vida no Brasil em 4,4 anos, diz especialista

A pandemia da Covid-19 diminuiu a expectativa de vida dos brasileiros em aproximadamente 4,4 anos. É o que aponta um levantamento elaborado, nesta segunda-feira (21), pela especialista em demografia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano.

Em 2019, antes da chegada do novo coronavírus, a média de longevidade brasileira era de 76,6 anos. Em contrapartida, somente entre março de 2020 e dezembro de 2021, caiu para 72,2 anos.

“Se a pandemia continuar, a expectativa de vida vai continuar caindo, infelizmente. Isso tudo aconteceu por causa da sobrecarga dos hospitais e aumento de mortes por Covid-19 durante os últimos dois anos. Para reverter o cenário, precisamos em primeiro lugar acabar com essa crise sanitária. Depois disso, é necessário investir em saúde no Brasil visando o longo prazo”, disse Camarano.

A pesquisadora afirma ainda que a crise sanitária também deve desacelerar o crescimento da mão de obra em pelo menos uma década no Brasil. Dessa forma, os números mostram que, nos próximos anos, o país terá um menor número de brasileiros integrando a População Economicamente Ativa (PEA) e, consequentemente, sofrerá com uma menor oferta de trabalhadores.

Com a pandemia, morreram mais pessoas e os casais adiaram o planejamento de ter filhos, o que acelerou a queda da taxa de natalidade.

Os cálculos da pesquisadora indicam que a população brasileira deve diminuir significativamente com o decorrer dos anos. Tendo como base os 204,6 milhões de cidadãos que o Brasil tinha em 2020, Camarano estima um pequeno crescimento até 2025, com uma expectativa populacional de 212,2 milhões de pessoas.

Já em 2030, Camarano aponta que o país deve ter 209,7 milhões de pessoas. Ao longo dos anos, segundo ela, a tendência é haver uma queda da taxa de natalidade e a população envelhecer cada vez mais.

As informações são da CNN Brasil.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Estudo revela que 46% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva

A Gallup, consultoria especializada em análise comportamental no trabalho, procurou saber como 128 mil funcionários, em…

16 horas atrás

SP vai renegociar dívida de IPVA com foco em motoristas e entregadores de aplicativos

O governo do Estado de São Paulo deve lançar nesta terça-feira (24) a segunda fase…

16 horas atrás

Prefeitura realiza a 31ª edição do Mutirão de Empregos Sorocaba nesta terça (24)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

19 horas atrás

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a…

19 horas atrás

PM recaptura mais de 200 presos no final de semana durante “saidinha” em SP

A Polícia Militar recapturou 206 detentos apenas entre sábado (21) e domingo (22), após seis…

19 horas atrás

Eleições 2024: apenas 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Dos 5.569 municípios que terão eleições neste ano, com o primeiro turno marcado para 6 de…

19 horas atrás