O professor e economista Renato Vaz Garcia falou hoje (24) sobre os impactos previstos para a economia mundial e que também devem ser sentidos pelo Brasil após o início do ataque da Rússia à Ucrânia.
O mercado financeiro já reflete este cenário, com alta do dólar, queda da Bolsa de Valores de São Paulo e elevação do barril do petróleo, que ultrapassou nesta quinta-feira a marca dos US$ 100 pela primeira vez desde 2014.
Isso acontece porque a Rússia é um grande produtor de petróleo e gás natural, enquanto a Ucrânia tem forte presença no comércio mundial de grãos.
Com a crise, os investidores querem rumar para ativos considerados mais seguros, com ouro, dólar e commodities de uma forma geral.
Outra situação é a diminuição da produção de alguns itens, com o conflito em andamento, como é o caso dos fertilizantes que são comprados da Rússia pelos produtores agrícolas brasileiros, que também pode aumentar novamente os preços dos alimentos no país.
O professor, que é coordenador do curso de Economia da Uniso (Universidade de Sorocaba), ainda explica que a elevação dos preços terá impacto direto na inflação mundial e também no índice brasileiro, que já está em patamares mais altos desde o ano passado.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Uma simples foto, um vídeo ou uma frase tirada do contexto podem desencadear uma avalanche…
A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…
Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…
O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…
O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…