O professor e economista Renato Vaz Garcia falou hoje (24) sobre os impactos previstos para a economia mundial e que também devem ser sentidos pelo Brasil após o início do ataque da Rússia à Ucrânia.
O mercado financeiro já reflete este cenário, com alta do dólar, queda da Bolsa de Valores de São Paulo e elevação do barril do petróleo, que ultrapassou nesta quinta-feira a marca dos US$ 100 pela primeira vez desde 2014.
Isso acontece porque a Rússia é um grande produtor de petróleo e gás natural, enquanto a Ucrânia tem forte presença no comércio mundial de grãos.
Com a crise, os investidores querem rumar para ativos considerados mais seguros, com ouro, dólar e commodities de uma forma geral.
Outra situação é a diminuição da produção de alguns itens, com o conflito em andamento, como é o caso dos fertilizantes que são comprados da Rússia pelos produtores agrícolas brasileiros, que também pode aumentar novamente os preços dos alimentos no país.
O professor, que é coordenador do curso de Economia da Uniso (Universidade de Sorocaba), ainda explica que a elevação dos preços terá impacto direto na inflação mundial e também no índice brasileiro, que já está em patamares mais altos desde o ano passado.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…