A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), fará a instalação de um novo dispositivo delimitador de altura para a passagem de caminhões sob o pontilhão na Avenida General Osório, em caráter de teste e como forma de evitar os frequentes casos envolvendo os motoristas desses veículos, que não observam a sinalização indicativa anterior e ficam travados nesses pontos da cidade.
O delimitador de altura que será colocado na Avenida General Osório é semelhante ao que já foi instalado provisoriamente na Avenida Itavuvu, para passagem sob o novo viaduto que está sendo construído para interligar as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, na Zona Norte da cidade.
Ele é uma estrutura de ferro que tem a mesma altura limite do viaduto. Caso o caminhão passe por este “pórtico”, conseguirá passar sob o viaduto. Se ele ficar “entalado” no delimitador, será o aviso de que não conseguirá passar embaixo da estrutura porque a altura do veículo de carga é maior do que a parte de baixo da estrutura.
“O dispositivo na Avenida General Osório será fixo e vamos avaliar seu funcionamento, em caráter de teste, podendo ser instalado nos demais pontos necessários. Já, aquele na Av. Itavuvu será retirado ao fim das obras, pois a altura do novo viaduto já foi projetada maior, para que não haja esse problema na passagem dos caminhões”, adiantou o secretário.
Além da instalação do novo dispositivo, a Semob está revitalizando a pintura dos pontilhões da via férrea sobre a Avenida General Osório e Rua Luiz Gama, na região central da cidade. Em um segundo momento, também receberão reforço na sinalização visual as estruturas sobre a Avenida Dom Aguirre, situados nas proximidades de Praça Lions e da Avenida São Paulo (Ponte Francisco Delosso).
“São locais que já possuem sinalização de regulamentação quanto ao limite de altura dos veículos, mas que não está sendo respeitada por muitos motoristas de caminhões. Com essas ações complementares, queremos evitar os incidentes no local e situações que compliquem o trânsito nas imediações”, explicou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece multa de R$ 195,23 (grave) e perda de cinco pontos no prontuário do motorista, por transitar sem autorização com veículo cujas dimensões, ou de sua carga, forem superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização.
Com informações da Secom Sorocaba
Fotos: Secom Sorocaba
A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…
Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…
O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…
O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo faz um alerta para fortes chuvas no…