Jornalismo

Sobe número de furto e roubo de veículos; homicídios caem

O número de furtos em Sorocaba cresceu 68% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. Houve 731 ocorrências no primeiro mês de 2022, contra 434 no ano passado. Por outro lado, os homicídios dolosos (com intenção de matar) caíram 57%, de sete, em 2021, para três, neste ano. Os índices criminais constam em balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo na última sexta-feira (25).

Depois dos furtos, os roubos de veículos tiveram a segunda maior alta. Em 2021, foram 21 ocorrências, contra 34 neste ano (61%). Na terceira posição, aparecem os roubos em geral, que passaram de 86 para 111 registros (29%). Posteriormente, os furtos de veículos, com aumento de 21%, de 83 para 101. Por fim, os homicídios culposos por acidente de trânsito também subiram ligeiramente, de sete para oito.

Outros índices caem

Por outro lado, a maioria dos outros índices criminais caiu em janeiro deste ano, em relação a 2021. Após os homicídios dolosos, os estupros ocupam a segunda posição na lista, com queda de 18 para 15 casos (aproximadamente 17%). Os abusos sexuais de vulneráveis diminuíram 35%, de 17 para 11 registros. Porém, os outros tipos de estupro sofreram elevação de 300%, de apenas uma ocorrência em 2021 para quatro neste ano.

Na terceira posição, estão as lesões corporais dolosas (intencionais), com baixa de cerca de 10%, de 118 para 106. Já as lesões culposas (sem intenção) por acidente de trânsito caíram 12%, de 50 para 44. Não houve ocorrência de lesão culposa de outros tipos neste ano, enquanto, em 2021, foram duas. O único índice com estabilidade foi o de tentativas de homicídio: seis, nos dois anos.

Produtividade policial

A SSP apresentou, também, dados sobre a produtividade policial na cidade em janeiro. Ao todo, foram detidas, no mês, 226 pessoas, sendo 108 em flagrante e 118 por meio de mandados. Três menores de idade também foram apreendidos em flagrante.

Além disso, os policiais atenderam a 30 ocorrências de tráfico de drogas, dez de porte ilegal de arma de fogo e uma de posse de entorpecentes. No total, 12 armas foram apreendidas. Os policiais ainda elaboraram 83 autuações em flagrante e recuperaram 41 veículos. Ademais, foram instaurados 150 inquéritos.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Vinicius Camargo.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Em oito dias, Polícia Civil realiza 13 detenções na região de Sorocaba

Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…

17 horas atrás

MP interdita ponte na ligação entre Ibiúna e Mairinque

Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…

17 horas atrás

Sorocaba atinge a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…

21 horas atrás

Bombeiros suspendem buscas na ponte entre TO e MA por risco de novo desabamento

Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…

22 horas atrás

Revisão do gasto tributário feito pelo Governo de SP tem impacto de R$ 10 bilhões

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…

22 horas atrás

Câmara dos Deputados responde a Dino sobre pagamento de emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…

22 horas atrás