Jornalismo

Sobe número de furto e roubo de veículos; homicídios caem

O número de furtos em Sorocaba cresceu 68% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. Houve 731 ocorrências no primeiro mês de 2022, contra 434 no ano passado. Por outro lado, os homicídios dolosos (com intenção de matar) caíram 57%, de sete, em 2021, para três, neste ano. Os índices criminais constam em balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo na última sexta-feira (25).

Depois dos furtos, os roubos de veículos tiveram a segunda maior alta. Em 2021, foram 21 ocorrências, contra 34 neste ano (61%). Na terceira posição, aparecem os roubos em geral, que passaram de 86 para 111 registros (29%). Posteriormente, os furtos de veículos, com aumento de 21%, de 83 para 101. Por fim, os homicídios culposos por acidente de trânsito também subiram ligeiramente, de sete para oito.

Outros índices caem

Por outro lado, a maioria dos outros índices criminais caiu em janeiro deste ano, em relação a 2021. Após os homicídios dolosos, os estupros ocupam a segunda posição na lista, com queda de 18 para 15 casos (aproximadamente 17%). Os abusos sexuais de vulneráveis diminuíram 35%, de 17 para 11 registros. Porém, os outros tipos de estupro sofreram elevação de 300%, de apenas uma ocorrência em 2021 para quatro neste ano.

Na terceira posição, estão as lesões corporais dolosas (intencionais), com baixa de cerca de 10%, de 118 para 106. Já as lesões culposas (sem intenção) por acidente de trânsito caíram 12%, de 50 para 44. Não houve ocorrência de lesão culposa de outros tipos neste ano, enquanto, em 2021, foram duas. O único índice com estabilidade foi o de tentativas de homicídio: seis, nos dois anos.

Produtividade policial

A SSP apresentou, também, dados sobre a produtividade policial na cidade em janeiro. Ao todo, foram detidas, no mês, 226 pessoas, sendo 108 em flagrante e 118 por meio de mandados. Três menores de idade também foram apreendidos em flagrante.

Além disso, os policiais atenderam a 30 ocorrências de tráfico de drogas, dez de porte ilegal de arma de fogo e uma de posse de entorpecentes. No total, 12 armas foram apreendidas. Os policiais ainda elaboraram 83 autuações em flagrante e recuperaram 41 veículos. Ademais, foram instaurados 150 inquéritos.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Vinicius Camargo.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

58 minutos atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

11 horas atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

17 horas atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

21 horas atrás

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

23 horas atrás

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

1 dia atrás