O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), também conhecido como ‘Mamãe Falei’, tentou explicar hoje (05) em sua chegada ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), as declarações machistas feitas contra as ucranianas. Os áudios foram divulgados nas redes sociais nesta sexta-feira (4).
Em uma conversa vazada na internet, o deputado, que estava na Ucrânia, disse que as moradoras do país – que enfrentam uma guerra, desde a invasão pela Rússia – eram bonitas e fáceis, porque eram pobres.
Em seu retorno, ele admitiu que as falas eram realmente suas, mas particulares. “Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão e saiu, a outra é o Arthur que saiu e mandou um áudio privado num grupo de amigos”, tentou justificar.
“Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, afirma o deputado.
Arthur do Val foi à Ucrânia para, segundo ele, ajudar o país no combate à invasão russa.
Em outro trecho do áudio anterior, ele cita a beleza das ucrananianas. “A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, disse o deputado, que prometeu voltar ao local.
Ele também diz que não pegou ninguém. “Mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade.”
Repercussão
A divulgação do áudio provocou reações no mundo político. Arthur do Val era pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, partido em que o ex-juiz Sergio Moro aparece como pré-candidato à Presidência da República.
Depois da polêmica, ele resolveu retirar a candidatura. Mais cedo, Moro comentou nas redes sociais o caso envolvendo seu colega de partido.
“Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, disse Moro.
A deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, afirmou nesta sexta-feira (4) que seu partido irá abrir um “procedimento disciplinar interno” para apurar as supostas falas sexistas atribuídas ao deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, que é pré-candidato ao governo de São Paulo pela legenda.
Em nota divulgada à imprensa, a presidente do partido disse que considera as falas como “gravíssimas e inaceitáveis”. “Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra.”
“O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, acrescentou o texto divulgado pela deputada.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a deputada Isa Penna (Psol) já encaminhou um pedido de investigação sobre as falas de Arthur do Val ao Conselho de Ética. Nas redes sociais, vários parlamentares já pedem a cassação do mandato de “Mamãe Falei”.
Com informações do Portal R7 e CNN Brasil
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…