A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou neste domingo (6) “vários ataques” a centros de saúde na Ucrânia, com registros de inúmeras mortes e pessoas feridas.
“Ataques a instalações de saúde ou trabalhadores violam a neutralidade médica e são violações do direito internacional humanitário”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no Twitter nesta manhã.
Neste sábado (05), a OMS disse ter seis relatórios verificados de ataques a centros de saúde que causaram seis mortes e 11 feridos.
Tedros não deu detalhes da ofensiva contra esses centros de saúde e não informou, por exemplo, quantos foram destruídos nem onde.
Ainda na publicação, Tedros não mencionou a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro. No mesmo dia, surgiu o relato de um ataque atribuído às forças russas que deixou 4 mortos e 10 feridos em um hospital na região de Donetsk.
Logo após as primeiras tropas russas chegarem à Ucrânia, a OMS manifestou preocupação com uma possível emergência de saúde no país.
“A OMS Europa está trabalhando em estreita colaboração com todos os parceiros da ONU para aumentar rapidamente a prontidão para responder à emergência de saúde esperada desencadeada pelo conflito, protegendo nossa equipe e minimizando interrupções na prestação de serviços críticos de saúde”, disse a entidade em um comunicado à época.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul e CNN Brasil
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…