Mais de 504 mil contribuintes da região deverão enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a partir desta segunda-feira (07). Somente em Sorocaba, o total de pessoas que são obrigadas a prestar contas com a Receita Federal é de 180.683.
Já previsão de declarações que deverão ser enviadas pelos contribuintes das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é de 452.978.
O prazo começa às 8h e termina às 23h59 do dia 29 de abril. Os dados foram informados pela Delegacia da Receita Federal de Sorocaba, que compreende 51 municípios. As regras para o envio do IRPF 2002 foram divulgadas na última quinta (24).
Depois de Sorocaba, Itu é a cidade com mais contribuintes, com (38.801), seguido de Salto (31.719), Itapetininga (28.646), Votorantim (25.222) e Tatuí (21.447). Já entre os 51 municípios, o que possui o menor número de pessoas que deverão apresentar a declaração é Torre de Pedra com 258. Em seguida, aparecem as cidades de Itaóca (273), Ribeira (289), Barra do Chapéu (293) e Itirapuã Paulista (297).
De acordo com as informações divulgadas pela Receita, o contribuinte poderá fazer o download do software necessário para a entrega da declaração também a partir de amanhã e será multiplataforma.
Assim, será possível começar a declaração pelo celular, continuar no programa pelo computador e finalizar pelo e-Cac, sistema disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br).
Em todo o Estado de São Paulo a previsão de entrega de declarações do IRPF 2022 é de 10.982.166.
São obrigados a declarar o IR, entre outros, residentes no Brasil com rendimento anual tributável acima de R$ 28.559 mil em 2021. O auxílio emergencial, caso recebido, é rendimento tributável e também deve ser levado em consideração neste cálculo.
Operadores em bolsa de valores, quem obteve ganho de capital na alienação de bens e isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias também estão obrigados a declarar.
O cronograma dos lotes de restituição para este ano ficou estabelecido em 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro. Uma novidade é que o pagamento das cotas do imposto de renda poderá ser feito via Pix, e o cidadão também poderá receber a restituição via Pix.
Outra novidade é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida. Agora, todos os contribuintes que possuam níveis de segurança altos na plataforma gov.br (níveis ouro e prata) poderão usar esse modelo, que permite ao usuário iniciar a declaração já com várias informações úteis que facilitam o preenchimento. A declaração pré-preenchida estará disponível a partir do dia 15 de março. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Ana Cláudia Martins
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…